Cidades de Goiás começam a emitir a nova Carteira de Identidade Nacional
O novo documento traz o CPF como o único número de identificação e QR Code para conferir segurança e autenticidade
O estado de Goiás já começou a emitir a nova Carteira de Identidade Nacional (CIN). O processo teve início no munícipio de Cavalcante, na Chapada dos Veadeiros, com a entrega do documento no formato físico. O novo modelo é mais seguro e tem o Cadastro de Pessoa Física (CPF) como único número de identificação do cidadão.
Além dessa cidade, há pontos em três municípios no estado nos quais moradores podem se dirigir para emitir o novo documento: nas unidades Vapt-Vupt da Praça Cívica, na capital Goiânia; no Anashopping, em Anápolis e, ainda, no posto da prefeitura de Alexânia.
Lançada em junho de 2022, atualmente, a nova Carteira de Identidade Nacional já começou a ser emitida também no Acre, Minas Gerais e Rio Grande do Sul. Os outros estados vão iniciar a emissão gradativamente, seguindo cronograma próprio. A substituição do documento na versão antiga é feita de forma gratuita. O modelo antigo continua válido até 2032.
SEGURANÇA
A nova Carteira de Identidade Nacional conta com QR Code, que confere maior segurança e que pode ser lido de forma rápida por qualquer cidadão. Dessa maneira, é possível perceber sua autenticidade, se foi furtada ou extraviada. Com isso, o documento se consagra como um dos mais seguros do mundo.
Ainda, ter o CPF como único número de identificação deverá evitar a prática de crimes e fraudes, pois impedirá a pessoa de possuir outros Registro Gerais RG) em diferentes estados, como era possível com o modelo anterior. Com a unificação da base de informações no Ministério da Justiça e Segurança Pública, os cidadãos terão os dados protegidos, podendo saber se houve alguma consulta às suas informações e por qual motivo. Isso também vale para quem precisar fazer a consulta, pois terá a segurança de uma base de dados confiável, validada por órgão federal.
A nova CIN está disponível em duas versões: a digital, que pode ser acessada pelo aplicativo do Portal Gov.br; e a física, para assegurar cidadania aos brasileiros que não têm acesso à internet, smartphones ou computadores. A versão digital só poderá ser acessada após a emissão da física.