Educação

Estudantes das Escolas do Futuro de Goiás participam de uma competição de robótica nacional

Pela primeira vez, 20 alunos das EFGs José Luiz Bittencourt e Luiz Rassi integram o grupo de competidores goianos

Equipe formada por estudantes das Escolas do Futuro de Goiás (EFG) José Luiz Bittencourt e Luiz Rassi participa de competição nacional de robótica em Minas Gerais. Fotos: Sedi

 

Uma equipe de estudantes das Escolas do Futuro de Goiás (EFG) participaram, neste final de semana, em Santa Rita do Sapucaí (MG), da 6ª edição da Inatel Robotics National Cup, a IRONCup. Neste ano, a competição reuniu cerca de 600 estudantes e mais de 300 robôs que disputaram o título em cinco categorias. De forma inédita, um total de 20 alunos das EFGs José Luiz Bittencourt e Luiz Rassi participaram da competição.

 

Durante o evento, os estudantes vão mostrar suas habilidades na construção de robôs. As competições foram divididas em seis categorias: Futebol VSS, Futebol 2D, Sumô Mini Autônomo, Sumô LEGO, Sumô Mini RC e Hockey. A delegação das EFGs é coordenada pelo professor Jefferson Lorençoni de Morais e pelos coordenadores de Inovação Vitor Vinicius e Vitor Hugo. Os estudantes das unidades construíram três robôs que vão competir nas categorias Segue-Linha e Sumô de Robôs.

 

Segundo Jefferson Lorençoni, da EFG José Luiz Bittencourt, a troca de experiências entre as equipes é o principal ganho de todos os participantes do evento. “Os meus alunos têm a expectativa de ganhar experiência e aprender com as novas tecnologias que vêm surgindo. Com essa evolução pessoal, eles acreditam que podem ajudar a sociedade no futuro”.

 

Este é o quarto evento de robótica com participação de alunos das EFGs. A primeira participação ocorreu em novembro de 2021, quando os alunos estiveram no 1° Torneio de Robótica de Arrancada Unigoyazes. Depois, as equipes marcaram presença ainda na Campus Party Goiás 2022, em junho e na FIRST Robotics Competition – FRC 2022, realizada em agosto, no Rio de Janeiro.

 

Os vencedores do torneio vão se classificar para outras competições nacionais em cidades a serem definidas após o encerramento da Iron Cup. Além disso, os melhores colocados também receberão convites exclusivos para participar de festivais internacionais de robótica em países como Estados Unidos, Chile e Espanha.

 

 

 

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo