Saúde

Aparecida segue com vacinação gratuita em 31 postos, contra mais de 20 doenças

Imunizantes estão disponíveis para crianças, adolescentes, adultos e idosos.

Vacina Coronavac, para proteção contra a covid-19, é ofertada em sete postos. Foto. Claudivino Antunes.

A Secretaria de Saúde de Aparecida (SMS) disponibiliza vacinação gratuita em 31 locais espalhados por toda a cidade. A oferta segue o Programa Nacional de Imunizações (PNI). Não é necessário agendamento para ter acesso ao serviço, basta procurar qualquer um dos postos fixos com documentos pessoais em mãos e o cartão de vacinação. Ao todo, os imunizantes oferecidos protegem crianças, adolescentes, adultos e idosos contra mais de 20 doenças, incluindo a covid-19 e a gripe.

 

Além da vacinação fixa em unidades de saúde, a SMS também realiza ações específicas para aproximar a imunização da população. Neste mês de outubro, por exemplo, toda quarta e quinta, tem vacinação noturna em supermercados da cidade. Nesta semana, nos dias 19 e 20, e na próxima, nos dias 26 e 27, a ação ocorrerá no supermercado Tatico, no setor Bela Morada, das 18h30 às 21h30.

 

A coordenadora de Imunização de Aparecida, Renata Cordeiro, alerta a população sobre a importância de procurar os postos para análise e atualização do cartão de vacinação: “Precisamos aumentar a cobertura vacinal na cidade. Apenas metade da população está com o esquema vacinal atualizado. Quando analisamos a vacinação de rotina, nossas taxas de cobertura vão de 36%, como no caso da tríplice viral, a 61%, como no da meningo C. É alarmante! Imunização é estratégia coletiva e para funcionar com eficiência precisa de mais de 90% de cobertura. Do jeito que está, corremos um sério risco de retorno de várias doenças”.

 

 

A partir de 3 anos de idade, todos têm acesso ao imunizante contra a covid-19

 

 

Todos os moradores de Aparecida, a partir de 3 anos de idade, têm acesso à vacinação contra a covid-19 nos 31 postos fixos da cidade. A única exceção refere-se ao imunizante Coronavac, que é oferecido em sete locais: UBS Cruzeiro, UBS Santa Luzia, UBS Bairro Cardoso, UBS Veiga Jardim, UBS Bandeirantes, Maternidade Marlene Teixeira e Central de Imunização.

 

A concentração da aplicação dessa vacina apenas nessas unidades ocorre devido ao baixo estoque. “Não temos previsão de recebimento de novas remessas de Coronavac pelo Ministério da Saúde e como os frascos desse imunizante são de multidoses, para evitar perdas técnicas, fizemos esse remanejamento na distribuição”, explica a Renata Cordeiro.

 

SAIBA EM QUAIS UNIDADES OS IMUNIZANTES ESTÃO DISPONÍVEIS

 

Central de Imunização

Maternidade Marlene Teixeira

UBS Andrade Reis;

UBS Colina Azul;

UBS Bairro Cardoso;

UBS Delfiori;

UBS Alto Paraíso;

UBS Bandeirantes;

UBS Bairro Ilda;

UBS Buriti Sereno;

UBS Campos Elíseos;

UBS Cândido de Queiroz;

UBS Caraíbas;

UBS Chácara São Pedro;

UBS Cruzeiro do Sul;

UBS Jardim Bela Vista;

UBS Jardim Boa Esperança;

UBS Jardim dos Buritis;

UBS Jardim Florença;

UBS Jardim Olímpico;

UBS Jardim Paraíso;

UBS Nova Olinda;

UBS Papillon Park;

UBS Parque Trindade;

UBS Residencial Anhambi;

UBS Retiro do Bosque;

UBS Rosa dos Ventos;

UBS Santo André

UBS Santa Luzia;

UBS Veiga Jardim;.

UBS Expansul.

 

HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO

 

A Central de Imunização funciona de segunda a sábado, das 8 às 18h. Já a sala de vacinação da Maternidade Marlene Teixeira fica aberta de segunda a sexta, das 8 às 18h. As UBS´s funcionam de segunda a sexta, das 8 às 16h.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo