Curso de Medicina do Unifan é avaliado pelo Sistema de Acreditação Internacional de Escolas Médicas do Brasil
O processo de acreditação reconhece e valida as boas práticas, com vistas à excelência do cuidado à saúde da sociedade
Entre os dias 26 e 28 de outubro, o Centro Universitário Alfredo Nasser (Unifan) recebeu uma equipe de consultores do Saeme (Sistema de Acreditação de Escolas Médicas do Brasil), ligado ao Conselho Federal de Medicina para a acreditação internacional do seu curso de Medicina.
O processo de acreditação reconhece e valida as boas práticas, visando a qualidade do ensino médico, com vistas à excelência do cuidado à saúde da sociedade. O objetivo da acreditação é contribuir para o aprimoramento da oferta de ensino, direcionando uma autorreflexão institucional em direção à qualidade. Permite, ainda, a identificação de áreas ou aspectos de excelência educacional e de áreas que necessitam de aprimoramento.
A equipe do Saeme esteve composta pelos professores Sigisfredo Luís Brenelli (Doutor em Ciências Médicas pela Universidade Estadual de Campinas – Unicamp), Viviane Aparecida Sotto Bazalia Capeli (Especialista em Educação em Saúde pela Universidade de São Paulo – USP, mestre em Educação, Ambiente e Sociedade pelo Centro Universitário das Faculdades Associadas de Ensino-FAE), Renato Vianna Marotta Starek (Médico preceptor da Faculdade de Medicina da USP) e pela avaliadora discente Karynne Bossolani Machado (da USP).
“Já alcançamos conceito 5 no MEC”
Eles realizaram reuniões com discentes, docentes e preceptores, Comissão Própria de Avaliação (CPA), Núcleo Docente Estruturante (NDE), Núcleo de Apoio Terapêutico e Psicológico (Natpsi), coordenação do curso e Pró-Reitoria Acadêmica, visitaram instalações do curso e da IES, as Unidades Básicas de Saúde e Hospitais conveniados do Centro Universitário Alfredo Nasser.
O Pró-reitor Acadêmico do Unifan, Prof. Dr. Carlos Alberto Vicchiatti, ressalta que o processo de acreditação internacional do curso é longo e criterioso, mas que está otimista na obtenção dessa certificação.
“Será uma conquista bastante significativa para a Unifan, pois projetará ainda mais a qualidade que o nosso curso de Medicina já oferece aos seus alunos. Já conseguimos alcançar o conceito 5 no MEC, no reconhecimento, garantindo a instituição entrar com a solicitação no processo de acreditação internacional junto ao Sistema de Acreditação de Escolas Médicas do Brasil. Se conquistarmos isso, sem dúvida, será um ganho excepcional para o curso de Medicina”, comenta o professor Carlos Vicchiatti.