Esporte

CBF inicia campanha para dissociar política da camisa da seleção

Vídeo institucional sobre o assunto foi exibido um pouco antes da convocação final do técnico Tite, que ocorreu na última segunda-feira, 7

Na peça publicitária, a música ‘ Ela me faz tão bem “, do cantor Lulu Santos é entoada no ritmo do rap. Foto: Reprodução/Internet

Antes da convocação do técnico Tite, realizada na última segunda-feira (7), a assessoria da Confederação Brasileira de Futebol (CBF),  informou que exibiria um vídeo antes: tratava-se de uma peça publicitária para promover a camisa da seleção brasileira.

 

É uma iniciativa para tentar dissociar o uniforme do time nacional de política, já que a mesma foi e ainda é usada largamente como símbolo pelos apoiadores do presidente da República, Jair Bolsonaro.

 

No vídeo, há um rap com o refrão utilizando um trecho da música de Lulu Santos “Tão bem”. O refrão da música é “Ela me faz tão bem, Ela me faz tão bem/Que eu também quero fazer isso por ela.” É uma referência à camisa da seleção.

 

“É o início de uma campanha institucional. Passará na TV aberta e fechada, e redes sociais. É para mostrar que todos podem se sentir bem com a camisa da seleção”, contou o presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues.

 

Durante a eleição, a CBF já pensava em lançar esse movimento para dissociar o uniforme amarelo de só um movimento político, no caso de apoiadores do presidente Bolsonaro, o que afastava os outros torcedores. Só que houve a percepção que não adiantaria dar um passo nesta direção durante o pleito. Era preciso esperar a conclusão da votação.

 

O principal jogador da equipe, Neymar, optou por se posicionar durante o pleito ao declarar apoio a Bolsonaro. Ainda prometeu festejar um gol com os números do então candidato, que acabou derrotado no processo eleitoral.  Apesar de se manter neutra, a CBF respeita a posição de cada jogador.

 

Mas a atitude do jogador do PSG tornou mais difícil a tarefa da confederação de dissociar o time da política. A campanha institucional é o primeiro passo nesse sentido, embora se entenda na CBF de que é um processo que não será resolvido apenas com uma campanha publicitária. Há uma expectativa que, com o tempo, o clima da eleição seja dissipado.

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