Goiás Online
Tendência
Goiânia: prefeitura exige cartão de vacinação para matricula de crianças
Medida objetiva fortalecer, no próximo semestre letivo, atividades do Programa Saúde na Escola, que, somente neste ano, beneficiou mais de 72 mil alunos da rede municipal de Educação, e garantiu imunização de outras 6 mil crianças
A Prefeitura de Goiânia está exigindo apresentação do cartão de vacinação atualizado para matrícula em escolas e Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis) da Prefeitura de Goiânia. De acordo com informações repassadas pela gestão, a medida tem como objetivo proteger as crianças e adolescentes de doenças que podem ser evitadas com a vacinação.
O cartão de vacinação ou a declaração de conformidade emitida pelas unidades de saúde devem apresentar os registros dos 17 imunizantes que integram o Programa Nacional de Imunização. Entre as vacinas, estão BCG, Hepatite A e B, Poliomielite, Febre Amarela, Sarampo, Caxumba, Rubéola, Difteria, Tétano e Pertussis (DTP). A vacina contra a Covid-19 não integra o Programa Nacional de Imunização, por isso não é obrigatória, mas a prefeitura destaca que a vacinação é incentivada no ambiente escolar.
De acordo com nota da Prefeitura de Goiânia, a ação cumpre o Estatuto da Criança e do Adolescente, que torna obrigatória a vacinação das crianças nos casos recomendados pelas autoridades sanitárias e que garante a saúde coletiva da população.