Ibaneis é afastado do Governo do Distrito Federal por 90 dias
A decisão é do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).
Ibaneis Rocha, governador do Distrito Federal, foi afastado na madrugada desta segunda-feira,9. A decisão é do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).
O afastamento do cargo será por 90 dias. A decisão responde a pedidos protocolados pela AGU (Advocacia Geral da União) e pelo senador Randolfe Rodrigues (Rede).
De acordo com a decisão, o chefe do executivo local e o secretário de segurança exonerado, Anderson Torres. serão incluídos no inquérito que investiga atos antidemocráticos.
Absolutamente nada justifica a omissão e conivência do Secretário de Segurança Pública e do Governador do Distrito Federal com criminosos que, previamente, anunciaram que praticariam atos violentos contra os Poderes constituídos”, diz a decisão de Moraes.
Na decisão, Moraes também determina que os acampamentos de manifestantes que não aceitam o resultado da eleição deste ano, que deu a vitória a Luiz Inácio Lula da Silva sejam desmobilizados e dissolvidos em até 24 horas.
No domingo (8), as forças de segurança do DF não contiveram vândalos bolsonaristas que invadiram e depredaram o Congresso, o Palácio do Planalto e o prédio do STF.