Economia

Brasileiro que ganha salário mínimo atrasa três vezes mais o pagamento do cartão de crédito

Dados são do da Serasa Experian que mostra o comportamento do brasileiro em relação ao pagamento do cartão

Um estudo da Serasa Experian  mostra que pessoas com menor renda atrasam com maior frequência as faturas de cartão de crédito.  Os dados revelam que 8% das pessoas com  renda mensal de até R$ 1.200 atrasam o compromisso financeiro em mais de 30 dias. O índice de pessoas que ganha mais de R%12 mil é de 3%. O percentual quase 3 vezes maior.

Confira no gráfico abaixo a comparação completa:

O levantamento  mostrou ainda que cerca de 19% das pessoas de baixa renda fizeram pagamentos inferiores a 80% do valor total da fatura de seus cartões de crédito. O percentual de pessoas com renda mais alta é de de 6,5%. A diferença é  3 vezes maior.

Veja a comparação por faixa de renda completa no gráfico:

“A inflação está corroendo a capacidade de pagamento das pessoas que se encontram na faixa de baixa renda no Brasil. Entrar no rotativo, inclusive, é uma das piores formas de endividamento, já que a média anual de juros nessa modalidade chegou em 399,5% em outubro deste ano. Por isso a educação financeira é uma necessidade tão latente para a população. Mas, considerando que a inadimplência já alcança 69 milhões de brasileiros, recorrer a soluções de renegociação de dívidas é a saída mais próxima para essa realidade”, analisa Julio Guedes, diretor de Analytics da Serasa Experian.

Foco na educação financeira

O Brasil bateu a marca de 69 milhões de inadimplentes e, segundo a Serasa, o caminho para combater a evolução deste número, é a educação financeira. Quanto mais cedo o brasileiro tem contato com conhecimentos sobre finanças pessoais, planejamento e controle do seu próprio dinheiro, mais distante ele pode ficar das dívidas.

Por isso, a empresa dispõe de uma série de conteúdos sobre a temática em seu blog, além de indicação de cursos específicos, o canal no YouTube Serasa Ensina e a própria carteira digital, um método de pagamento on-line em que os usuários podem fazer transações por meio do celular.

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Fernanda Cappellesso

Olá! Sou uma jornalista com 20 anos de experiência, apaixonada pelo poder transformador da comunicação. Atuando como publicitária e assessora de imprensa, tenho dedicado minha carreira a conectar histórias e pessoas, abordando temas que vão desde política e cultura até o fascinante mundo do turismo.

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