Goiás Online
Tendência
Nordeste goiano: ações emergenciais foram finalizadas em Água Fria e Flores de Goiás
As melhorias nas estradas do nordeste goiano favorecem a trafegabilidade e a segurança das pessoas
As obras para evitar o rompimento da barragem do Libório, próximo ao assentamento Terra Conquistada, em Água Fria de Goiás. foram terminadas na sexta-feira, 13. No Nordeste goiano, os serviços emergenciais nas estradas municipais de Flores de Goiás também foram finalizados.
Na segunda-feira, 16 de janeiro, o trabalho começa nas estradas vicinais de Cavalcante será reforçado. O trabalho é conduzido pela Agência Goiana de Infraestrutura e Transportes (Goinfra). As obras integram a Operação Nordeste Solidário, plano de contingência para o enfrentamento do período chuvoso.
O agricultor Leonardo Gomes disse que o suporte do Estado beneficia o escoamento da produção e o tráfego para Planaltina, Formosa, São João D’Aliança e Brasília. E, destacou ainda que é um movimento de solidariedade pela preservação de vidas.
“Há muitas famílias que corriam risco no lado debaixo da barragem e a primeira coisa que a gente lembra é do que aconteceu em Brumadinho, em Minas Gerais. A natureza se refaz depois, já a vida não tem como. Segurança em primeiro lugar”, avalia.
Na cidade do Entorno do Distrito Federal, as equipes da Goinfra executaram limpeza do extravasor da barragem e contenção de erosão para evitar rompimento da estrutura. A barragem pertence ao Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) e que deve receber obras do governo federal após o período chuvoso.
Também foram realizados serviços nas estradas municipais da região para restabelecer a trafegabilidade e a segurança aos usuários.
O chacareiro Antônio Gomes da Mota lembrou que o deslocamento dos moradores está assegurado pela estrada vicinal que passa à margem da barragem.
“Se acontecesse alguma coisa por aqui, nós ficaríamos ilhados, porque para cima é só serra. Por esse caminho trafegam caminhões de adubo, soja, gado e tomate. Que bom que o governo está prestando esse apoio, porque Água Fria é muito grande e as condições são poucas”, ressaltou.
Nordeste goiano
O lavrador Iris Arruda de Souza, de Flores de Goiás, destacou a atenção especial e toda a assistência social que o Governo de Goiás está dando às cidades mais afetadas pelos temporais no nordeste goiano.
“Quando está chovendo por aqui, ficamos ilhados e sofremos muito. Não temos como sair nem para comprar alimentos. Só tenho a agradecer por tudo o que estão fazendo por nós, porque estão nos enxergando.”
Gilvan Simas de Barros, trabalhador rural no município, diz que o cenário está melhor no período chuvoso.
“Graças a Deus, estão arrumando as estradas e tornando as coisas melhores para a gente. Passei há pouco por um bueiro que acabaram de fazer e ficou muito bom”, comemorou.
Em Flores de Goiás, o trabalho deve continuar nas rodovias estaduais que estão recebendo obras de construção de pontes.
Em Cavalcante, as ações emergenciais já são desenvolvidas em dois trechos da GO-241. Na ligação com Minaçu, as equipes executam a recuperação de uma erosão; no trajeto para o povoado de Araí, a rodovia recebe patrolamento e cascalhamento.
O trabalho nessa região será reforçado com a chegada de mais maquinários para promover serviços nas estradas vicinais afetadas pelas chuvas.