Janeiro Branco: Aparecida de Goiânia chama a atenção para a importância dos cuidados com a saúde mental
Caos Bem-Me-Quer realizou caminhada educativa nesta segunda-feira, 16. Ação faz parte da ação nacional do Janeiro Branco
Nesta segunda-feira, 16, um movimento nas ruas de Aparecida de Goiânia chamou a atenção da população. Tratava-se da caminhada promovida pelo Caps Bem-Me-Quer. A ação faz parte da programação do Janeiro Branco, que busca desmistificar e conscientizar a população sobre a prevenção a doenças psicológicas.
Dariel Machado, coordenador do Caps Bem-Me-Quer, liderou a caminhada. Segundo ele, a ação buscou conscientizar também para a importância de procurar ajuda quando há dificuldade de lidar com o luto.
“A vida pede equilíbrio.” “Cuidar da mente é cuidar da vida.” Foi reverberando essas mensagens que a coordenação e usuários do Centro de Atenção Psicossocial (Caps) Bem-Me-Quer realizaram nesta segunda-feira (16) uma caminhada no Residencial Anhambi, onde fica a instituição, alertando para os cuidados com a saúde mental.
Luta contra o preconceito
Um dos usuários do Caps Bem-Me-Quer é César Augusto Nascimento, presidente da Associação Vida Nova, que milita por pessoas com saúde mental fragilizada. Ele disse que essas pessoas e seus familiares enfrentam o desafio de combater também o preconceito.
César enfatizou na caminhada: “A gente tem que carregar o respeito mútuo, porque não é porque a pessoa tem um transtorno, que ela não deve ser respeitada”.
Outra participante do evento, Alessandra Santiago reafirmou a importância de buscar assistência para cuidar da saúde mental. “Se a gente não fizer o tratamento, são muitos os agravantes”, finalizou Alessandra, moradora do Jardim Belo Horizonte.
As ações do Janeiro Branco acontecem em todo o país.
A edição impressa da terça-feira, 17 de janeiro, trará uma matéria completa sobre este assunto.
Leia também:
Acidentes com escorpiões coloca goianos em alerta