Barragem do Rio Paranã, que atende importante área de produção de arroz, passa por obras de reforma
A barragem atende o projeto Flores de Goiás cobre uma área de 13 mil hectares e responde por mais de 80% da produção goiana de arroz.
A barragem do Rio Paranã, no nordeste de Goiás, está sendo reformada e revitalizada. Estrutura fica em Flores de Goiás, São João D’Aliança e Formosa.
O investimento total da reforma da Barragem do Rio Paranã é de cerca de R$ 8 milhões. O valor é custeado pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf).
Entre os serviços já realizados estão: remoção de vegetação que cresceu ao longo da barragem; recomposição com solo e cimento; instalação de bidim (geotêxtil) e implantação de revestimento de concreto para solucionar problemas causados pela erosão.
Este ano estão previstas a execução do restante do talude de montante e a recuperação do talude de jusante. A instalação de válvula difusora na descarga de fundo para melhor gerenciamento da vazão regularizada e ampliação da área irrigada no Vão do Paranã também está prevista.
Saiba mais
A Barragem do Rio Paranã possui 1,6 mil metros de extensão de aterro e capacidade de armazenamento de 195 milhões de metros cúbicos de água.
A barragem foi construída há 22 anos e o processo de revitalização e modernização da estrutura estava parado até ser retomado em 2020 pelo Governo de Goiás.
O Projeto Flores de Goiás cobre uma área de 13 mil hectares e responde por mais de 80% da produção goiana de arroz.
Leia também: Aparecida de Goiânia inicia ano letivo com entrega de reforma de escolahttps://www1.diariodeaparecida.com.br/aparecida-de-goiania-inicia-ano-letivo-com-entrega-de-reforma-de-escola/