Combate a tuberculose em Aparecida de Goiânia é destaque nacional
A ação da Secretária de Saude de Aparecida de Goiânia vai representar o Centro-Oeste no combate a tuberculose em publicação do Ministério da Saúde
Um projeto da Secretaria de Saúde de Aparecida (SMS) foi selecionado para publicação nacional do Ministério da Saúde (MS). O material vai destacar experiências de sucesso no combate a tuberculose no Brasil.
A premiação tem o objetivo de mapear iniciativas inovadoras e replicáveis de combate a tuberculose desenvolvidas por serviços de saúde. Participaram da seleção coordenações estaduais e municipais de tuberculose, organizações da sociedade civil (OSC) e instituições de pesquisa.
“Superando as barreiras na avaliação dos contatos de pacientes com tuberculose, uma atividade da Vigilância Epidemiológica de Aparecida de Goiânia” é o nome do trabalho que representa Aparecida de Goiânia. Ele foi produzido pelas enfermeiras Josiane Rodrigues Borges, Nathalia Athaides Ramos e Patrícia Maria de Oliveira com a colaboração de Kátia Sena da Costa, Naianny Fogaça de Souza e Daniela Fabiana Ribeiro.
O trabalho é um relato de experiências e estratégias inovadoras na busca por contatos de pacientes ativos no tratamento de tuberculose. O resultado da seleção foi divulgado pelo Ministério da Saúde na sexta-feira, 20.
Prevenção e diagnóstico precoce
O secretário de Saúde de Aparecida de Goiânia, Alessandro Magalhães , enfatizou que a premiação mostra o quanto a equipe de saúde da cidade trabalha com dedicação e rigor técnico com foco na prevenção. Ele destacou ainda que o diagnóstico precoce da tuberculose é uma prioridade na cidade para que os tratamentos sejam iniciados o mais cedo possível.
Desafio para a Saúde mundial
A tuberculose é uma doença infecciosa e contagiosa causada pela uma bactéria Mycobacterium tuberculosis. A transmissão acontece de exalação de aerossóis oriundos da tosse, fala ou espirro, com maior risco de propagação em ambientes fechados, escuros e pouco ventilados.
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a tuberculose está entre as dez maiores causas de morte no mundo. A meta global do órgão é reduzir em 95% o número de mortes por tuberculose B e em 90% a incidência até 2035.
Alerta para todas as idades
De acordo com a SMS, a tuberculose pode ser prevenida em crianças com a vacina BCG ofertada gratuitamente pelo SUS e que deve ser aplicada ao nascer, ou, no máximo, até os 4 anos de idade.
O imunizante protege os pequeninos contra as formas mais graves da doença, como a tuberculose miliar e a meníngea.
A prevenção consiste em evitar aglomerações, especialmente em ambientes fechados, não utilizar objetos de pessoas contaminadas e manter as janelas e portas abertas para a circulação de ar.