Paróquia e Santuário Nossa Senhora Aparecida serão restaurados
A obra de arquitetura neocolonial, Paróquia e Santuário Nossa Senhora Aparecida é considerada patrimônio histórico e cultural da cidade
Paróquia e o Santuário Nossa Senhora Aparecida, que são marcos da criação e crescimento de Aparecida de Goiânia serão restaurados. O projeto estabelece a restauração dos aspectos físicos, artísticos e patrimoniais do Monumento Histórico e Cultural de Aparecida
O monumento está protegido por lei específica de tombamento federal Ela é por ser patrimônio cultural do município desde 16 de dezembro de 1985. A Paróquia e o Santuário Nossa Senhora Aparecida foram inaugurados em 11 de maio de 1924, dois anos depois da criação de Aparecida.
Sua implantação, em praça plana, constitui-se um marco referencial para a cidade, que em 2022 celebrou 100 anos de fundação. Tais características permitem enquadrá-la como exemplar de arquitetura neocolonial.
Para realização da obra, que terá ordem de serviço assinada pelo prefeito nesta sexta-feira, 26, foi realizado levantamento dos aspectos históricos, artísticos, ambientais e antrópicos que influenciam o estado de conservação da igreja. Também foram levantadas os principais problemas do imóvel.
O projeto estabelece a restauração das características físicas e construtivas e patrimoniais da igreja, observando o conjunto de elementos necessários à preservação da edificação. Serão ainda realizadas melhorias na parte elétrica, hidráulica, estrutural e de conservação do Monumento. A igreja também vai ganhar um novo sistema de sonorização e videomonitoramento.
Para execução das obras as propostas de restauração foram aprovadas pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), mediante Termo de Referência, que estabelece as exigências técnicas e a metodologia para contratação de Serviços Técnicos de Arquitetura e Restauração para o Monumento.