Notícias
Tendência

Persona non grata: Bolsonaro é evitado por apoiadores famosos e partidos nos EUA

O fato de deputados americanos não quererem Bolsonaro por lá ampliam fama de persona non grata

O ex-presidente do Brasil, Jair Bolsonaro (PL), está nos nos Estados Unidos há quase um mês. Ele saiu do Brasil dias antes da posse do presidente Lula, sob o argumento de que não queria passar a faixa para o presente eleito, em um ato totalmente antidemocrático. Todo esse tempo nos EUA e os acontecimentos no Brasil transformaram Bolsonaro uma ‘persona non grata’ em solo americano.

Ele é evitado  por apoiadores famosos ou partidários de expressão que não querem prejudicar a sua imagem ligando ela a de Bolsonaro. A fama de ‘persona non grata’ se proliferou com rapidez após os ataques terroristas a Brasília no dia 8 de janeiro, comandadas por militantes bolsonaristas. Deputados americanos e autoridades locais alegam que ele incentivou. Houveram deputados que chegaram a pedir que os EUA parasse de dar abrigo ao ex-presidente brasileiro.

Bolsonaro está hospedado em uma casa que pertence ao ex-lutador de MMA José Aldo, em um condomínio fechado. José Aldo disse que o empréstimo da casa a Bolsonaro é uma estratégia de Marketing para a casa que ele usa para alugar. O local tem sido peregrinação de eleitores apaixonados, porém, durante toda a sua estadia nos EUA, Bolsonaro não recebeu nenhuma liderança importante.

Quando saiu do Brasil, sua equipe divulgou notícia de que iria a convide de Trump. O que se comprovou uma fake news, já que ha 30 dias nos EUA o ex-presidente brasileiro nem se quer fez menção a encontro com o ex-presidente americano.

Havia expectativa do eleitorado de Bolsonaro que ele  fosse à tradicional festa de fim de ano no resort do Trump,  o Mar-a-Lago, em Palm Beach, que fica  a menos de três horas de carro de onde está o ex-presidente brasileiro. Coisa que não aconteceu e que um assessor de Trump disse que Bolsonaro não foi convidado.

Bolsonaro, por sua vez,  afirmou a aliados que desistiu de participar porque sua esposa, Michelle, estava cansada da viagem.

Fernanda Cappellesso

Olá! Sou uma jornalista com 20 anos de experiência, apaixonada pelo poder transformador da comunicação. Atuando como publicitária e assessora de imprensa, tenho dedicado minha carreira a conectar histórias e pessoas, abordando temas que vão desde política e cultura até o fascinante mundo do turismo.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo