Deputados estaduais de Goiás vêem valorização da culinária regional como forma de fomentar a economia
Coronel Adailton, deputado estadual e presidente da Comissão de Turismo, destaca que reconhecimento da culinária histórica permite que comunidades desenvolvam renda
O deputado estadual e presidente da Comissão de Turismo da Assembleia Legislativa do Estado de Goiás, Coronel Adailton, considera que tornar lei de Patrimônio Cultural Imaterial, os saberes e fazeres tradicionais da culinária e cultura tradicional de Goiás beneficia o estado cultural e economicamente. De acordo com ele, a ação permite que a população ganhe com perpetuação do oficio para gerações futuras.
O deputado destaca ainda que a valorização da culinária local faz com que os produtos sejam mais valorizados, competitivos e seu modo de preparo não seja esquecido ao longo dos anos. Além disso, Coronel Adailton enfatiza que essa identidade culinária favorece a construção de rotas turísticas, despertando nas pessoas o interesse em visitar e se aprofundar na cultura goiana.
Para tratar deste assunto e para apresentar a comunidade a nova diretoria da Comissão de Turismo, a Assembleia Legislativa do Estado de Goiás, recebesse convidados nesta quinta-feira, 16, às 8 horas. O evento será um café da manhã que tem como tema, Turismo e Mesa Patrimonial.
Na programação está previsto um café da manhã com as delícias da culinária goiana, que foram reconhecidas como Patrimônio Cultural e Imaterial de Goiás, por meio de ações propostas por parlamentares da casa. Ainda durante o evento, será apresentado o Plano de Ação para o próximo mandato. Também estará à disposição, o relatório das entregas feitas nos últimos quatro anos.
A mesa do café da manhã será servida exclusivamente com produtos reconhecidos como patrimônio, e outros em tramitação: pamonha, chica doida, quitandas Josephina’s, empadão goiano, marmelada de Santa Luzia, alfenim, pastelinho de Goiás, sanduiche de pit dog e queijo cabacinha. Para acompanhar, café e outras bebidas.