Notícias
Tendência

Água é a melhor aliada para recuperar o corpo após excessos do carnaval

Profissionais destacam que após a folia é preciso focar  em seis pilares: água, atividade física, alimentação, suplementação, jejum e sono

O carnaval acabou e o consumo de água continua sendo um dos maiores aliados neste período pós festas. Especialistas destacam o consumo exagerado de álcool e de comida, bem como alimentação completamente desregulada como característica do período. 

A nutróloga Aline Longatti explica que o álcool funciona como um diurético e, por isso,  faz aumentar a perda de vitaminas e minerais pela urina. “Por isso, o ideal é consumir água junto da bebida alcoólica e também após o consumo”, afirma, complementando: “Já que a ressaca é causada pela desidratação do organismo, beber muita água evita que os sintomas virem um incômodo no dia seguinte”, explicou. 

Nutróloga destaca que a água é fundamental para recuperar o corpo após a bebedeira 
Nutróloga destaca que a água é fundamental para recuperar o corpo após a bebedeira

A médica enfatiza que é preciso ingerir  suplementos com vitaminas do complexo B para reduzir os sintomas da ressaca no organismo. Ela explica que é preciso um olhar especial  para as vitaminas B1, B6 e B12, que estão envolvidas no aumento do metabolismo do corpo e ajudam no processo de desintoxicação, além de ajudar também na reposição de vitaminas perdidas na noite anterior à bebedeira. “O ideal é consumir as vitaminas antes do consumo de álcool”, aconselha Aline.

Os exageros, tanto alcoólicos quanto alimentícios, impactam diretamente a saúde do fígado, que fica sobrecarregado. A desintoxicação hepática é possível após os excessos e o nutricionista, especialista em nutrição esportiva, Ricardo Veríssimo faz uma lista de dicas. “O protocolo de detox pós-carnaval é baseado em seis pilares: hidratação, atividade física, alimentação, suplementação, jejum e sono”, enumera.

 Ricardo destaca que é preciso focar na alimentação e nos exercicios
Ricardo destaca que é preciso focar na alimentação e nos exercicios

 

Ricardo reforça que a hidratação é importante, por isso o ideal é consumir bastante água. “De 35ml a 45ml de água por cada quilo do paciente”, especifica. “Isso vai ajudar a eliminar toxinas e melhorar a saúde”, acrescenta. 

O nutricionista enfatiza que a atividade física é recomendada para qualquer momento da vida do paciente, mas após o carnaval é boa nem que seja em doses menores, como andar pela casa, subir e descer escadas, pequenas caminhadas por 15 minutos. “Mesmo que seja começando mais devagar e depois aumentando a frequência para o organismo ir se recuperando”, aponta. 

No que diz respeito à alimentação, Ricardo cita que frutas, folhas verdes e vegetais ricos em nutrientes que irão ajudar o fígado na eliminação de toxinas como brócolis, couve flor e repolho cozidos a vapor são os mais indicados, associados ao uso de açafrão ou curry e chá verde. 

Suplementos também são produtos que ajudam no detox, a exemplo da silimarina que auxilia nos danos causados pelo consumo das bebidas alcoólicas, associada ao consumo equilibrado de multivitamínicos – vitaminas e minerais – e dos probióticos. “Todos podem ser encontrados facilmente em farmácias e drogarias ou lojas especializadas”, diz.

O jejum feito uma vez por semana também é um aliado na recuperação da saúde pós carnaval. “É interessante que seja realizado de 12 a 16 horas, começando pela noite e terminando no dia seguinte. Por exemplo, um jejum eficiente pode ser feito das 20h às 10h ou meio-dia. Ele melhora a capacidade de toxinas que possam estar fazendo mal ao organismo ou dar descanso ao processo digestivo ou ao intestino”, ressalta.

Por fim, Ricardo enumera que um sono reparador é importante. “Dormir em quarto escuro, sem celular – deixar, se possível, no modo avião – e reduzir o consumo de alim



Fernanda Cappellesso

Olá! Sou uma jornalista com 20 anos de experiência, apaixonada pelo poder transformador da comunicação. Atuando como publicitária e assessora de imprensa, tenho dedicado minha carreira a conectar histórias e pessoas, abordando temas que vão desde política e cultura até o fascinante mundo do turismo.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo