400 pessoas foram atendidas no mutirão da saúde em Aparecida
As atividades do mutirão da saúde foram até às 13h no Centro de Especialidades ofertando pequenas cirurgias, consultas com especialistas e exames. Todos os serviços foram agendados ao longo da semana pela equipe da Secretaria Municipal de Saúde
A Secretaria de Saúde de Aparecida (SMS) realiza neste sábado, 04 de março, das 8h às 13h, o primeiro mutirão de saúde. A ação teve o objetivo de agilizar atendimentos, reduzir filas de espera e facilitar o acesso da população aos serviço e a consultas eletivas.
A mobilização é feita no Centro de Especialidades Municipal, o CEM, (Avenida C, Quadra 15, entre as ruas C-08, C-22 e Avenida C-06, no Jardim Boa Esperança) e reúne mais de 40 profissionais da SMS. Estão previstas 240 consultas em cardiologia, oncologia, ortopedia, otorrinolaringologia, neurologia e endocrinologia, além de 110 ultrassonografias e 28 pequenas cirurgias, bem como 30 procedimentos para inserção de Dispositivo Intrauterino (DIU) e colposcopia.
“São 5 horas de uma força-tarefa intensa e minuciosamente organizada para cuidar das pessoas, uma iniciativa que a SMS faz várias vezes por ano. Esses mutirões dão fluidez aos atendimentos de rotina, aprimoram os tratamentos e reduzem o tempo de espera da população por serviços especializados”, destaca o secretário de Saúde Alessandro Magalhães.
Quem é atendido no Mutirão da Saúde?
O superintendente de Atenção à Saúde, Gustavo Assunção, informa que “os serviços do mutirão são agendados mediante encaminhamento dos pacientes por médicos da Estratégia Saúde da Família (ESF), pediatras ou clínicos gerais que atuam nas Unidades Básicas de Saúde”.
Além dos agendamentos, a coordenadora da Atenção Especializada, Loanny Moreira Barbosa, acrescenta que, durante o evento, quem quiser também pode fazer, sem necessidade de marcação prévia, testes rápidos para diagnóstico de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST’s).
CEM: referência em Aparecida
A diretora geral do Centro de Especialidades, Kellen de Moura, ressalta que a unidade é ideal para sediar esse tipo de Mutirão porque “contamos com uma estrutura adequada e que rotineiramente oferece atendimentos especializados, somos referência no município. Temos o Serviço de Assistência Especializada, o atendimentos a vítimas de violência, exames de imagem e pequenas cirurgias, dentre outros. Aqui realizamos cerca de 8 mil atendimentos mensalmente.”
População satisfeita
“Esses Mutirões são muito valiosos porque abrangem uma grande quantidade de pessoas e desafogam as filas de espera, que são grandes em todo o Estado de Goiás. O povo fica satisfeito. No caso dos exames de imagem, por não serem de fácil acesso e às vezes demorarem para ser feitos, é positivo que sejam realizados rapidamente tanto para o bem-estar do paciente quanto para o profissional que os solicitou porque aprimora o diagnóstico e o tratamento”, argumenta o médico ultrassonografista Luiz Márcio Ribeiro, que tem 50 exames agendados para o evento.
Acompanhada pela filha Karine, a dona Germana Justina da Silva e Sousa, 76 anos, moradora do Jardim Tropical, elogia a mobilização: “Quando me avisaram que seria hoje eu fiquei feliz da vida. Estava esperando há 4 meses e achava que minha pequena cirurgia no braço, que está doendo e coçando, só sairia em agosto, então pra mim foi uma bênção esse Mutirão”.
Morador do Cruzeiro do Sul, Cenivaldo João Pereira, 62 anos, recebeu com alívio o agendamento de uma pequena cirurgia para este Mutirão. Ele aguardava há 10 meses pelo procedimento e até enfatiza que “já tinha perdido a esperança. Então, é bom demais poder fazer hoje e me sinto aliviado. A Prefeitura deve continuar fazendo esses mutirões, é algo ótimo e que tira as pessoas da fila de espera.”