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Produção artesanal de ovos de Páscoa aquece a economia

Confeiteiras de de Aparecida de Goiânia estão otimistas para as vendas da Páscoa de 2023

Faltam menos de 40 dias para a Páscoa. A data, que é celebrada pelos religiosos como o  renascimento de Cristo, também é celebrada pelo mercado de negócios como uma grande festa de venda de chocolate, graças aos tradicionais  ovos.

Supermercados da região metropolitana já estão ofertando diversos modelos de tamanhos, cores, e sabores para os consumidores. Quem também já aguarda a chegada da data comemorativa e já aquece a economia na grande Goiânia são as produtoras de ovos artesanais.

De acordo com informações de uma distribuidora de itens para confeitaria, que comercializa caixas, acessórios para festa, chocolates e doces, localizada em Campinas na grande Goiânia, a procura por itens relacionados à produção de ovos de chocolate, já tiveram aumento de mais de 70 por cento.  Papéis decorativos, barras de chocolate, confeitos, laços, formas, são os itens mais procurados.

Luciana Gonçalves, 55, gerente da distribuidora, explica que a venda de itens para quem vai empreender ou comercializar produtos relacionados à Páscoa, acontece antecipadamente. “Antes mesmo do carnaval nossos clientes que já tem o hábito de produzir ovos de Páscoa para data comemorativa, já começavam a buscar novidades e preparar o cardápio. Com isso eles já passaram a efetuar a compra”.

Ela explicou ainda que, da mesma maneira que as grandes indústrias colocam os ovos em supermercados e prateleiras para estimular a compra, os produtores de ovos artesanais, principalmente ovos de Páscoa de colher, tem que antecipar o cardápio e a produção de modelos que serão fotografados e expostas nas redes sociais para estimular a venda.

De acordo com ela, é esse movimento do mercado que estimula a compra antecipada de produtos que serão utilizados para produção e confecção de doces para a Páscoa. “Além disso, muitos de nossos clientes antecipam a compra para garantir o melhor valor dos produtos. Já que, cada vez mais perto da data, os itens tendem a subir pela regulação normal de mercado gerada pela lei de oferta e procura. Dessa maneira quem compra antes, garante o melhor preço”, explicou.

Luzinete Teixeira, 25 anos, moradora do setor Moinho dos Ventos, em Aparecida de Goiânia, vai  empreender pela primeira vez no mercado de chocolate neste ano. Ela conta que tem três filhos, é mãe solteira e está  desempregada há cinco meses e viu na Páscoa uma oportunidade de ganhar uma renda extra para garantir o sustento da família.

“Ano passado eu trabalhei como assistente em uma empresa durante o período da Páscoa. Lá, eu aprendi a fabricar o ovo de Páscoa de colher. Mas, este ano, não tive essa oportunidade de trabalho temporário. Consegui um valor emprestado com a minha mãe e investi na compra de produtos para fabricação de ovos de Páscoa artesanais”, explicou a Luzinete.

Ela revelou ainda que as vendas já começaram. “Já existem pedidos e encomendas para a semana da Páscoa, mas também tem as pessoas que compram para comer agora. Estou surpresa com a boa repercussão que o meu trabalho está tendo”, disse.

 

Empreendedora Janice de Oliveira, 60 anos, antecipa a produção artesanal da base dos ovos de páscoa de colher. Credito: arquivo pessoal

Janice de Oliveira, 60 anos, trabalha com produção de bolos, doces e ovos de Páscoa artesanais há mais de cinco anos. De acordo com ela, que também já garantiu o material necessário para atingir a meta de venda estipulada para 2023, a expectativa é que as vendas sejam de 30% a 40% maiores que no ano anterior.

De acordo com ela, no passado ela vendeu 500 ovos de Páscoa de colher, o número pode parecer pequeno se comparado a uma grande indústria, mas foi 25% maior do que o do ano anterior. “Para este ano, investimos em divulgação nas redes sociais e esperamos ampliar ainda mais as nossas vendas” explicou.

Janice contou ainda que trabalha sozinha e que, no período da Páscoa, contrata duas pessoas para a Semana Santa, que é o período de pico das vendas. “Eu atendo em casa. Faço toda a minha fabricação em uma cozinha que eu construí dentro do meu lote  para a produção dos meus doces. Nesse período pré Páscoa, eu adianto todas as casquinhas dos ovos e deixo apenas para finalizar na semana da festa, que é onde vendemos cerca de 70% de toda a nossa produção para a data”, explicou.

A confeiteira disse ainda que para este ano, devido a crise econômica, ela preparou, depois de uma consultoria contratada, produtos diferentes. “Estamos com opções de produtos menores e mais simples, porque a tendência é um investimento menor em cada compra”, relatou ao explicar que a aposta para 2023 é ampliação da quantidade para ampliar o número das vendas.

 Mercado nacional estima crescimento com mudança no perfil dos produtos

Nacionalmente, a Páscoa de 2022 vendeu mais de 10 mil toneladas de ovos no Brasil. O número representa um aumento de 13% em relação ao ano anterior.

Para 2023, a expectativa é de alta, mas a Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Amendoim e Balas (Abicab), informou que devido à situação econômica dos consumidores, a indústria tem procurado oferecer diferentes gramaturas de produtos, de forma que haja, também, diversidade de preços.o

 Ainda de acordo com a Abicab, quase 8 mil postos de trabalho temporário foram abertos no país devido à Páscoa, Os empregos gerados atendem tanto a indústria quanto o comércio.

Fernanda Cappellesso

Olá! Sou uma jornalista com 20 anos de experiência, apaixonada pelo poder transformador da comunicação. Atuando como publicitária e assessora de imprensa, tenho dedicado minha carreira a conectar histórias e pessoas, abordando temas que vão desde política e cultura até o fascinante mundo do turismo.

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