Notícias
Tendência

Dia Internacional da Mulher: Conheça as histórias de mulheres inspiradoras que fundaram empresas de sucesso

Executivas compartilham experiências e desafios de conduzir grandes empresas

Em março, é celebrado o Dia Internacional da Mulher, que tem como intuito ressaltar a luta das mulheres em busca pela igualdade no mercado de trabalho, e também em cargos de liderança, visando evidenciar e valorizá-las como protagonistas no campo empresarial. Embora representem 52% da população do Brasil, somente 13% ocupam posições de destaque em grandes empresas. Ainda assim, segundo dados do Sebrae e da Pesquisa Global Entrepreneurship Monitor 2020 (GEM), oBrasil é o sétimo país com o maior número de mulheres empreendedoras no mundo.

Dados da pesquisa do Sebrae com a Fundação Getulio Vargas (FGV)mostram que, durante a pandemia, as empreendedoras foram mais eficientes na hora de implementar inovações em seus negócios. Outro estudo realizado pela Grant Thornton mostra que as mulheres estão ocupando 38% dos cargos de liderança, ou seja, menos da metade conta com equidade de gêneros.

Sendo assim, há um longo caminho ainda para se percorrer para mudar de fato o cenário e chegar neste equilíbrio dentro do ambiente corporativo. No entanto, há muitas mulheres pelo Brasil que atuam como agentes da mudança, ficando à frente de grandes equipes, e mostrando como são capazes de gerir organizações de forma eficiente e eficaz.

Nesse intuito, para relembrar a data e refletir sobre o tema, reunimos seis mulheres que foram responsáveis por dar o início a grandes empresas, para compartilhar suas experiências e os desafios de consolidar e liderar seu próprio negócio.

Amanda Pinto – CEO da N.OVO

Amanda Pinto é a idealizadora e fundadora da N.OVO Plant Based, foodtech pioneira no Brasil ao produzir e oferecer um substituto para ovos 100% à base de vegetais. Graduada em Administração de Empresas pela PUC-RJ e Pós-graduada em Marketing pela Universidade de Berkeley, Amanda foi nomeada por importantes listas como: FORBES Under 30 e pelo MIT Technology Review  como uma “INNOVATOR UNDER 35” e “A INVENTORA DO ANO”.

Sua trajetória com a marca começa em 2017, quando, consciente das causas em prol do meio ambiente e da saúde, percebeu que os alimentos plant based, ainda pouco explorados no Brasil, eram a solução que buscava para os grandes problemas globais que são gerados pela forma com que os alimentos são produzidos. “Acredito que todo começo de negócio gera altas expectativas e, com elas, surgem insegurança e medo do fracasso. Mas, temos que alimentar todos os dias em nossa mente e coração o quanto somos fortes, capazes e resilientes. Busquei inspiração nas mulheres que admiro e que considero de sucesso. Foque naqueles que acreditam em você, que te dão credibilidade, e se prepare para conhecer e estudar de verdade aquilo em que você quer investir seu tempo e força”, declara Amanda.

Maria Mestriner Colli – CEO e fundadora da Pampili

Maria Mestriner Colli, é CEO e fundadora da Pampili, marca líder no segmento do lifestyle infantil feminino que completou 36 anos no último mês.

A primeira dificuldade enfrentada por Maria foi iniciar o negócio grávida de cinco meses, além da inexperiência no segmento, já que atuava como farmacêutica bioquímica. “Empreender vai além de simplesmente abrir um negócio e criar estratégias. Existem muitos desafios a serem superados. Eu engravidei no meio do processo de planejamento e não pensei em desistir em nenhum momento. O meu sócio, que é meu marido, trabalhava em outra empresa, em uma cidade distante. Era um setor novo e eu ainda não o dominava. Isso me colocou em uma posição desafiadora como pessoa, profissional, mãe, esposa e líder”, disse Maria.

Na Pampili, as mulheres ocupam 86% dos cargos e a missão da empresa é transformar o mundo em um lugar melhor para ser menina e, consequentemente, ser melhor para ser mulher. “A força de uma mulher com propósito, associada ao desejo de contribuir com o mundo, é transformadora. Eu conheci e convivi com mulheres competentes, que realmente fizeram e fazem a diferença nos negócios, na vida das pessoas e do mundo.  Precisamos de profissionais que olhem para as outras pessoas e entendam que elas são muito mais do que a entrega de um trabalho, que as vejam como um ser humano integral. Na hora que esses colaboradores percebem que são vistos dessa forma, eles engajam e se comprometem entregando o seu melhor”, finaliza a profissional.

Dagmar Rivieri – Fundadora da Casa do Zezinho

Nascida no bairro de Santo Amaro, na capital paulista, Dagmar Rivieri, conhecida carinhosamente como Tia Dag, é a fundadora da Casa do Zezinho, uma organização sem fins lucrativos que atende crianças, adolescentes e jovens, de ambos os sexos, com idade entre 6 e 21 anos. Possui formação em pedagogia pela Universidade de São Paulo (USP) e também é escritora e educadora social. Em 2009, foi listada como uma das “100 pessoas mais influentes no Brasil”, pela Revista Época.

Tia Dag trabalha na área social há 40 anos e lidera a Casa do Zezinho há 29. Dos 80 funcionários que atuam na Casa do Zezinho, cerca de 80% são mulheres e a fundadora sempre busca identificar essas lideranças, oferecer oportunidades e criar um plano de carreira. A pedagoga explica que estar à frente de uma ONG é sempre precisar superar desafios. “Começamos na ONG com quatro mulheres e, hoje, temos mais de 80 funcionários. Durante esses anos, fomos crescendo, criando novos métodos, comitês, diretorias e principalmente capacitando e ensinando pessoas, pois um líder que não ensina, não delega e não escuta não é um líder”, declara.

Michelle Wadhy e Márcia Queirós, co-fundadoras da Fast Escova

Michelle Wandhy e Márcia Queirós são fundadores da Fast Escova, maior rede de escovarias da América Latina com 190 franquias no Brasil no segmento da beleza.

Michelle é formada em Administração de Empresas e MBA em Gestão Comercial, e tem mais de 20 anos no mercado à frente de grandes empresas nacionais e multinacionais. Entre elas, a gigante Avon Cosméticos, onde foi responsável pela gestão de mais de 30 mil pessoas.

Márcia também é formada em Administração e trabalhou como Gerente de Vendas na Avon por oito anos. Apaixonada por empreender, deixou a Avon e criou o Instituto de Formação (IFOR), uma escola que oferece cursos livres na área da beleza. Em 2017, Michelle entrou como sócia do Instituto. A parceria entre elas deu tão certo que, em 2018, desenvolveram juntas a rede Fast Escova.

Para Michelle, o maior desafio no mundo dos negócios é saber administrar o tempo. “O tempo é nosso ativo mais precioso, pois ele não volta. Ser dona do seu tempo faz a diferença para que seu dia seja mais leve e suas escolhas mais assertivas”, explica.

Paula Raimo, sócia e CMO do Casar.com

Na trajetória de Paula Raimo, sócia do Casar.com há nove anos, empreender foi um caminho natural com os exemplos que tem em sua família, na qual três mulheres saíram de suas carreiras executivas para atuarem à frente de negócios. Junto à sócia Camila Piccini, colega dos tempos de escola com quem se reencontrou no mercado de trabalho, Paula adquiriu o evento Casar, que, até então, pertencia à assessora de eventos Vera Simão.

Com as sócias, a empresa mudou de patamar, e tornou-se também uma plataforma de site e lista de presentes de casamento. Hoje em dia, existe ainda um marketplace com parceiros de peso como Magalu, Ponto, Casas Bahia, Camicado, e Polishop.

Paula reconhece o impacto positivo das referências que teve em sua convivência familiar em sua trajetória como empreendedora: “Ao longo da construção de suas carreiras, elas transformaram preconceitos em competência, objeções em resultados, e obstáculos em potência”, finaliza

Fernanda Cappellesso

Olá! Sou uma jornalista com 20 anos de experiência, apaixonada pelo poder transformador da comunicação. Atuando como publicitária e assessora de imprensa, tenho dedicado minha carreira a conectar histórias e pessoas, abordando temas que vão desde política e cultura até o fascinante mundo do turismo.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo