Mulheres representam 54% da força de trabalho formal de bares e restaurantes brasileiros
Dados são de uma pesquisa inédita da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) mostra dados sobre a força de trabalho feminina no setor de alimentação fora do lar
Um estudo inédito, realizado pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel )mostra que o setor de alimentação fora do lar tem forte participação feminina nas empresas. Os números são baseados em dados da Receita Federal e apontam uma realidade muitas vezes desconsideradas do mercado empreendedor.
De acordo a pesquisa, as mulheres são 54% da força de trabalho formal no setor de alimentação fora do lar. Entre os informais a presença chega a 56%. São mais de 1,6 milhão de trabalhadoras no setor.
“A força feminina é evidente entre os bares e restaurantes. Aos poucos vamos equilibrando o jogo entre quem empreende, ampliando nossa presença e mostrando que nosso setor está à frente desta transformação”, diz a líder do Conselho Nacional da Abrasel, Rosane Oliveira. Ela completa: “Entre a força de trabalho já somos maioria. Isso é mais uma prova de como a alimentação fora do lar é cada vez mais inclusiva e diversa”.
Pesquisa realizada pela Abrasel com mais de 1.400 respondentes de todo o país reflete bem como o tema da diversidade vem ganhando espaço entre as empresas de alimentação fora do lar: 41% das empresas do setor dizem já ter implantado paridade de gênero nas equipes e na gerência e outros 30% pretendem implantar em breve. Outras 29% não veem viabilidade – o setor tem muitas empresas de microempreendedores individuais ou familiares, sem nenhum funcionário, daí a dificuldade de alcançar um número ainda maior.
Leia a nossa edição impressa em nosso site. Siga também o nosso perfil do instagram