Esporte
Tendência

Goiás celebra os 48 anos do Serra Dourada, ícone arquitetônico e marco esportivo do estado

Estádio é uma referência em arquitetura modernista e guarda muitas memórias do futebol goiano

Poucos sabem, mas o Estádio Serra Dourada, que hoje comemora 48 anos é um marco histórico da arquitetura modernista na capital de Goiás. Ele foi projetado pelo renomado arquiteto  Paulo Mendes da Rocha, arquiteto vencedor do Prémio Pritzker de 2006,  que é o principal prêmio de arquitetura do mundo.  O arquiteto também projetou a Rodoviária de Goiânia.
A obra icônica e que destaca a grandiosidade do estado de Goiás foi inaugurada em 9 de março de 1975. A inauguração foi com um jogo  amistoso internacional. A Seleção Goiana venceu a seleção de Portugal por 2 a 1. Desde então, estádio mantém seu protagonismo no cenário esportivo.
Na época da inauguração,  era o  sétimo maior estádio do país. Hoje ocupa a  vigésima primeira posição. A obra possui um amplo estacionamento para carros, com uma capacidade estimada de 10 mil vagas. A área do estádio é cercada por importantes vias de trânsito, como a rodovia BR-153, Avenida Fued José Sebba.
Em 2022, registrou os maiores públicos do Estado, com cerca de 30 mil torcedores para os duelos entre Vila Nova x Fluminense, pela Copa do Brasil, e Atlético x São Paulo, pela Copa Sul-Americana. O maior público de 2023 também é do Serra, com cerca de 13 mil pessoas para ver Goiânia x Goiás, pelo Campeonato Goiano.
História
Ao longo de sua trajetória, o Serra Dourada recebeu craques do futebol goiano, nacional e internacional. Pelé já não atuava como jogador profissional à época da inauguração do Serra, mas abrilhantou um amistoso beneficente entre a Seleção Brasileira e um combinado da seleção da Região Sul do País, em 1983, marcando um gol de falta. Já Maradona esteve em Goiânia com a seleção argentina na Copa América de 1989. O maior ídolo da seleção albiceleste esteve em campo em quatro jogos no estádio, contra Chile, Equador, Bolívia e Uruguai, mas não marcou gols.
Guns N’ Roses foi um dos muitos shows internacionais que lotaram o Serra Dourada
Guns N’ Roses foi um dos muitos shows internacionais que lotaram o Serra Dourada
Mas nem só de bola rolando foi composta a história do Serra Dourada. O gramado em que brilharam craques de várias gerações também foi palco para alguns dos artistas mais importantes da história da música. Em 2013, Paul McCartney tocou clássicos dos Beatles e da carreira solo. Em 2022 foi a vez dos norte-americanos da banda Guns N’ Roses agitarem o público goiano, consolidando o Serra Dourada como uma referência não só de espaço esportivo, mas também de entretenimento e lazer.
Outro momento marcante foi a visita do Papa João Paulo II, em 1991. Mais de 100 mil pessoas compareceram ao estacionamento da área externa para ouvir as palavras do pontífice, em sua terceira visita ao Brasil. Um dos Papas mais importantes da história da Igreja Católica, João Paulo II faleceu em 2005, foi beatificado em 2011 e recebeu a canonização em 2014, se tornando pela eternidade São João Paulo II.
Leia a nossa edição impressa em nosso site. Siga também o nosso perfil do instagram

Fernanda Cappellesso

Olá! Sou uma jornalista com 20 anos de experiência, apaixonada pelo poder transformador da comunicação. Atuando como publicitária e assessora de imprensa, tenho dedicado minha carreira a conectar histórias e pessoas, abordando temas que vão desde política e cultura até o fascinante mundo do turismo.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo