Brasil

Forte ligação entre homens e animais acontece por liberação de ocitocina

Pesquisa aponta que é a química hormonal que faz com que donos de pet se sintam melhores ao receber carinho dos animais

Quem não tem animal de estimação certamente já deve ter se perguntado que tipo de devoção é essa as pessoas têm com os animais de estimação.  Uma pesquisa da  Universidade de Azabu, no Japão, conduzida pelo cientista Takefumi Kikusui, explica que isso é muito mais que puro amor.

De acordo com o cientista, o fato das pessoas se sentirem mais felizes ao receberem lambidas e ao cuidar com dedicação a um animal de estimação, no caso da pesquisa, os cachorros  ocorre porque  existe  uma química hormonal. De acordo com os dados do estudo,  por mais que alguém não esteja nos melhores dias, ao receber carinho do animal, é provável que o ânimo aumenta devido à elevação dos níveis de ocitocina, que produz a sensação de “bem-estar”.

A psicóloga Denise Mascarenhas explica que a conexão entre donos e seus pets se dá pela criação do vínculo e de tudo que circula essa relação. “É algo meio que a relação do Pequeno Príncipe com os amigos que ele faz ao longo de sua jornada. É o se deixar cativar pela relação de troca””

Ela explica que o  ser humano tem seus deveres, como dar banho, alimento, água, acompanhamento veterinário, além de sua responsabilidade afetiva. “O pet, por sua vez, retribui da maneira que pode e que conquista o ser humano: ,sendo companheiro, retribuindo o carinho, acompanhando seu tutor e sendo fiel”, explica a especialista

Denise Mascarenhas explica ainda que a proximidade entre humanos e animais de estimação  é muito fortalecida pelo que ela chama de  parceria genuína: Segundo ela, ao contrário dos humanos,  os pets são amigos que não julgam e sempre permanecem ali. “Eles não estão interessados na sua situação financeira, na casa que você mora ou no carro que você anda. Isso faz com que o humano fique seguro e tenha certeza que ele sempre estará ali, por isso, seu subconsciente diz que é preciso cuidar deles da melhor maneira possível”,explica.

Porém, especialistas em comportamento animal tem explicado e pontuado cada vez mais a tese de que a fidelidade dos animais se dá em razão de seu contato restrito com outras pessoas. “Você já percebeu que animais criados soltos em fazendas ou chácaras onde tem outros animais são menos apegados aos donos que os animais criados sozinhos com um humano, dentro de um apartamento?”, questiona a veterinária especializada em pets, Larissa Gouveia.

 

Fernanda Cappellesso

Olá! Sou uma jornalista com 20 anos de experiência, apaixonada pelo poder transformador da comunicação. Atuando como publicitária e assessora de imprensa, tenho dedicado minha carreira a conectar histórias e pessoas, abordando temas que vão desde política e cultura até o fascinante mundo do turismo.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo