Aparecida

Goiás se destaca como polo de produção e comercialização de moda 

Aparecida de Goiânia abriga cerca de 45% da produção de todo o estado

O estado de Goiás, que, historicamente, é conhecido pela força que tem no agronegócio, está conquistando espaço nacionalmente em outras áreas do grupo de produção. Um desses segmentos que o estado vem se destacando é no ramo de confecções.

Dados da Federação das Indústrias do Estado de Goiás (Fieg)  dizem que apontam que Goiás possui 10 mil indústrias no segmento têxtil, vestuário, acessórios, preparação do couro, calçados e cosméticos, que geram mais de  35 mil empregos diretos.

Apenas a Região da 44, no centro de Goiânia, a qual é a maior empregadora do Estado, são cerca de 14 mil lojas e de 160 mil empregos diretos, além de milhares de indiretos provenientes da venda de matérias-primas, lavanderias, facções, rede hoteleira e diversos outros serviços relacionados ao polo de confecções.

Além da região da 44 destacam-se em Goiás como polos produtores da indústria da moda nas cidades de Goiânia, Aparecida de Goiânia, Trindade, Jaraguá, Anápolis, Inhumas, Jataí, Rio Verde, Pontalina, Catalão e Itaguaru. O estado é terceiro maior produtor de algodão do Brasil e segundo maior polo atacadista do país.

Segundo o presidente da Associação Comercial e Industrial de Aparecida de Goiânia (Aciag), Leopoldo Pereira Neto, cerca de 45% dos empregos gerados pelas confecções em Goiás estão em Aparecida de Goiânia. “Temos confecções de todo o tamanho. Desde pequenas com duas pessoas até aquelas que geram cerca de 500, 600 empregos”, explicou o presidente.

Pereira Neto explicou ainda que mesmo que o grande polo de vendas seja na Região da 44, em Goiânia, boa parte da produção comercializada é fabricada em Aparecida. Ainda de acordo com ele, as indústrias escolhem Aparecida de Goiânia pela sua localização estratégica, pela logística  e pela facilidade de escoamento dos produtos.

Em primeira mão para o Diário de Aparecida, Pereira Neto, revelou que foi assinado um convênio entre a Aciag com a Câmara Brasil Portugal para levar confecções da cidade para comercializar em Portugal. “Sabemos que o país é a porta de entrada dos produtos brasileiros na Europa”, explicou. O presidente da Aciag destacou ainda que algumas confecções de Aparecida de Goiânia já foram visitadas pela equipe da Câmara Brasil Portugal.

Fernanda Cappellesso

Olá! Sou uma jornalista com 20 anos de experiência, apaixonada pelo poder transformador da comunicação. Atuando como publicitária e assessora de imprensa, tenho dedicado minha carreira a conectar histórias e pessoas, abordando temas que vão desde política e cultura até o fascinante mundo do turismo.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo