Aparecida é o segundo maior produtor de moda da Região da 44
Associação Comercial da cidade aponta que a maior parte das confecções são de pequeno porte
Aproximadamente 70% das marcas do maior shopping de moda da Região da 44, o Mega Moda, são produzidas em Goiás. De todos os produtos produzidos em Goiás, 70% são fabricados em Goiânia; 12% em Aparecida de Goiânia e 18% em outras localidades.
A pesquisa feita pelo Grupo Mega Moda ouviu 1.100 lojistas sobre a origem dos seus produtos. A pesquisa mostrou que 73% das marcas confeccionam suas peças em Goiás, 22% trazem de outras localidades e 4% têm estoque misto.
Em Aparecida de Goiânia, a qual é o segundo maior polo produtor, 80% das confecções são de pequeno porte, com até 4 funcionários. A informação é da Associação Comercial e industrial de Aparecida de Goiânia, que destaca que a moda fomenta a indústria e o comércio da cidade com a geração de emprego e renda.
Estudos feitos por empresários do setor, em parceria com a prefeitura municipal, apontam que Aparecida de Goiânia reúne condições favoráveis para se tornar um grande polo produtor e distribuidor de moda do país. Entre os fatores que contribuem para isso estão a proximidade com a capital e o fato de estar entre rodovias importantes para a logística da produção.
A Prefeitura de Aparecida em parceria com as associações comerciais e industriais e Sebrae têm também ofertado cursos de qualificação profissional e oficinas temáticas para incentivar a abertura de novas empresas, geração de empregos e turismo de negócios, fomentados pela moda.
É o que aconteceu com Samara Costa, 36 anos. Após estar desempregada e com 4 filhos pequenos para cuidar sozinha, após seu marido ser preso por tráfico de drogas, ela participou de um curso profissionalizante de corte e costura.
Lá ela aprendeu o básico para fechar as peças e iniciar deu pequeno empreendimento. Cinco anos depois, ela tem mais quatro costureiras dividindo o serviço que ela pega de uma marca de roupa da região da 44.
“A moda mudou minha vida. Existem duas mulheres na minha história: a de antes e a de depois do curso de corte e costura”, finalizou.
Aparecida como destaque para empreender
Aparecida de Goiânia se consolidou no grupo das melhores cidades para se empreender no Brasil. É o que mostra o Índice de Cidades Empreendedoras (ICE) divulgado na última segunda-feira,28, pela Escola Nacional de Administração Pública (ENAP).
No ranking geral, o município foi o terceiro que mais avançou, saltando da 65ª posição, em 2022, para 35ª colocação, em 2023, com 6,27 pontos. Nesse pequeno período, Aparecida fica atrás apenas de Brasília e Boa Vista.
Região da 44
O polo distribuidor de moda da Região da 44 tem faturamento estimado em R$ 8 bilhões por ano, valor equivalente ao quinto maior Produto Interno Bruto (PIB) de Goiás, com a comercialização atacadista dos mais variados estilos de roupas e artigos de moda.
Leia também a nossa edição impressa