Três pessoas podem ter morrido por dengue em Aparecida em 2023
Cidade está na segunda posição no ranking da Secretaria Estadual de Saúde
Aparecida de Goiânia tem três três suspeitas de morte por dengue em 2023. A Informação é do boletim da Secretaria Estadual de Saúde, que aponta que ainda que a cidade teve 5531 casos notificados da doença nas primeiras 14 semanas deste ano. De acordo com o boletim, a cidade está com médio risco.
No mesmo período, em todo o estado de Goiás foram registrados 19.086 casos no mesmo período. Destes, são 18 mortes suspeitas e seis confirmadas. Os óbitos, ocorreram em Caldas Novas (2); Padre Bernardo (1); São Simão (1); Ouvidor (1) e Luziânia (1). Goiânia é o local com maior número de suspeitas, com 4 casos registrados. Aparecida aparece em segundo lugar com 3 suspeitas.
A Prefeitura Municipal de Aparecida tem realizado mutirões de limpeza e ações de conscientização para que evitar a proliferação da dengue. Dados do Ministério da Saúde apontam que a maior parte dos focos e também dos casos de contaminação acontecem em casa, devido a lixo e objetos que acumulam água e permitem que o mosquito se prolifere.
O Ministério da Saúde alerta pra os principais sintomas. São eles: dor nas articulações, dor de cabeça, dor na órbita ocular; mal estar; fadiga; cansaço e manchas vermelhas pelo corpo.
A orientação é que assim que os sintomas apareçam, a pessoa procure uma Unidade Básica de Saúde mais próxima de sua casa.
Leia também a nossa edição impressa