Aparecida
Tendência

Uso de óculos e lentes de contato exigem cuidados diários e atenção 

Se livrar dos óculos de grau e lentes de contato já é possível graças a cirurgia refrativa

 

As doenças oculares acometem cada vez mais a população brasileira. Dados do IBGE, identificaram mais de 35 milhões de pessoas com algum grau de dificuldade visual.

A catarata, o glaucoma, a conjuntivite, a retinopatia diabética, a degeneração macular relacionada à idade e os erros de refração são os problemas mais recorrentes. As doenças acima relacionadas são também as principais causas de perda na qualidade da visão no Brasil.

A visão pode ser melhorada com uso adequado de óculos ou lentes de contato e visita regular ao oftalmologista para a verificação da correção de grau adequada. Segundo o médico oftalmologista, Fernando Veríssimo, isso é necessário porque as receitas para confecção de óculos e lentes têm a validade de um ano.

Ele explica que neste período podem ocorrer alterações na visão que levam à troca das lentes dos óculos. O médico explica ainda que o uso de óculos de grau erradamente pode, prejudicar o tratamento.

“A correção incorreta pode fazer com que o paciente tenha sintomas como dor de cabeça, náuseas e fadiga, isso porque cada pessoa necessita de uma receita individualizada e personalizada para cada tipo de problema”, esclarece o médico oftalmologista.

 Ele alerta ainda que as lentes de contato tem chamado a atenção dos especialistas devido às infecções por doenças oculares graves que podem ser causadas pela má higienização no seu manuseio. “Uma das principais infecções por uso de lentes é a ceratite infecciosa ou úlcera das córneas, causada por vírus, bactérias, fungos ou parasitas. Ela provoca a opacidade das córneas, identificada como a quinta principal causa de baixa visão e cegueira no mundo”, alerta o médico.

Legenda: Fernando Veríssimo destaca que cuidados com óculos e lentes de contato são essenciais

O especialista destaca ainda que muitas pessoas não têm a responsabilidade, o cuidado ou paciência necessárias para o uso de óculos ou lentes de contato. Para eles, o médico explica que já existem soluções definitivas para correções de problemas como o astigmatismo, hipermetropia, presbiopia, miopia, ceratocone e fototerapia. Para essas doenças já existe o implante de lentes, transplante de córnea e a cirurgia refrativa.

O especialista destaca que a cirurgia refrativa consegue corrigir problemas de grau por meio de ação no globo ocular. “A longo prazo, a cirurgia, realizada a laser, apresenta um ótimo custo-benefício em relação às lentes de contato e aos óculos de grau”, informa Dr. Fernando Veríssimo.

O médico detalha que o procedimento é seguro, preciso e de rápida recuperação.  O especialista pontua ainda que para a cirurgia de correção de grau, o paciente deve consultar um profissional da área para haver avaliação do seu quadro.

Ele detalha que é preciso que a análise seja embasada com fundamento científico, porque cada doença ocular necessita de um acompanhamento prévio de um médico oftalmológico especial.

Leia também a edição impressa 

Fernanda Cappellesso

Olá! Sou uma jornalista com 20 anos de experiência, apaixonada pelo poder transformador da comunicação. Atuando como publicitária e assessora de imprensa, tenho dedicado minha carreira a conectar histórias e pessoas, abordando temas que vão desde política e cultura até o fascinante mundo do turismo.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo