BrasilGoiâniaNotícias
Tendência

Material radioativo é encontrado em dependências da UFG em Goiânia

Objeto foi encontrado durante inspeção no local e levado para descarte correto

Um material radioativo do tipo níquel-63 foi encontrado, nesta quarta-feira (26), dentro do almoxarifado do Instituto de Química da Universidade Federal de Goiás (UFG), no Campus Samambaia, em Goiânia.

Durante trabalho de inspeção para a preparação do almoxarifado para a realização de uma reforma, o material foi descoberto e estava envolto em placa de chumbo.

Em nota, a UFG informou que o objeto estava lacrado de forma correta e foi manuseado de forma segura pelos técnicos, corretamente paramentados com equipamentos de segurança previstos para a realização do trabalho.

Níquel-63 foi encontrado dentro do almoxarifado do Instituto de Química da UFG, em Goiás — (Foto: Reprodução/TV Anhanguera)

A direção do Instituto de Química entrou em contato com o Centro Regional de Ciências Nucleares em Abadia de Goiás (CNEN – Regional Goiás) que prestou as primeiras orientações e realizou visita ao local. Como se trata de um material inservível, ele será descartado corretamente, sob orientação do CNEN.

Alex Borges, tecnologista da CNEN, disse em reportagem da TV Anhanguera que sua equipe realizou vários testes para medir a radioatividade do elemento. E garantiu que todos os resultados apontaram que o material não apresenta risco para ninguém.

Leia a versão impressa do Diário de Aparecida desta quinta-feira (27/4)

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo