Notícias
Tendência

Descubra por que a hidratação é fundamental para a saúde de cães e gatos

Veterinária dá dicas essenciais de cuidados com a pele e pelos na transição das estações para gatos e cachorros

As estações de transição deixam a pele dos pets mais vulnerável e exigem alguns cuidados, especialmente para os pets que já tem histórico de dermatites. Para os pets, as estações de transição significam troca de pelagem. A explicação é de Fernanda Ambrosino, médica-veterinária, que insiste que a hidratação é um caminho que deve ser seguido.
Ela revela que é nos meses transacionais do outono que os pelos levinhos do verão dão lugar à pelagem mais densa e protetora do inverno, e o oposto ocorre durante a primavera. De acordo com ela, embora o processo seja natural, a troca de pelos também pode deixar a pele mais sensível e vulnerável à instabilidade climática, característica das estações de transição em que os dias são quentes e as noites frias.
A especialista conta ainda que a pele é o maior órgão dos cães e dos gatos e atua como uma barreira protetora de órgãos e outros tecidos contra agentes químicos, físicos e microbiológicos, como ácaros, fungos, bactérias e vírus.
A veterinária explica que quando ocorrem alterações nessa barreira natural, como, por exemplo, o ressecamento causado pela constante troca de temperatura ambiente, alguns problemas dermatológicos podem surgir. “Com a pele já fragilizada pela queda de pelos e a mudança de clima, é possível que o pet desenvolva coceira, vermelhidão e até mesmo algumas lesões que possam servir como porta de entrada para bactérias e outros microrganismos patológicos”, conta Fernanda Ambrosino.
Ela enfatiza que os cuidados com a pele do pet são importantes durante o ano todo. Porém, precisam de maior atenção para que o pet passe pelas estações de transição de forma saudável.
Para auxiliar o tutor neste momento, Fernanda cita as duas ações mais importantes para manter a saúde dermatológica dos pets neste período. São elas: a escovação dos pelos e a hidratação dos pelos e da pele.
Sobre a escovação, a especialista diz que ela é fundamental porque ajuda a retirar os pelos que já estão mortos, estimula o crescimento dos novos pelos, evita que os pelos se embolem e retira sujidades que possam estar entremeadas aos fios.
A escovação é fundamental para que os pelos fiquem saudáveis
Fernanda explica ainda que o ato de escovar os pets estimula a hidratação natural dos pelos e massageie levemente a pele, promovendo sensação de relaxamento e bem-estar ao animal. Ela destaca que a frequência da escovação varia conforme a pelagem e da tolerância do pet ao procedimento.
“Normalmente os pets de pêlos longos precisam ser escovados com uma frequência maior do que os pets com pelagem curta”, disse. Ela acrescentou que o recomendado é escovar ao menos 3 vezes por semana e, para realizar o procedimento, utilizar sempre escovas ou luvas específicas para os animais.
A respeito da hidratação dos pelos, a veterinária explicou que, ao contrário do que muita gente pensa, é de grande importância para que os pets tenham uma pele saudável.
Segundo ela, a ciência já comprovou que pelos opacos podem ser reflexo de uma pele ressecada, frágil e ineficiente na proteção contra a proliferação de bactérias ou ação de agentes potencialmente alérgenos ao animal. “Hidratar os pelos e a pele é fornecer ativos necessários para a nutrição adequada do microbioma cutâneo, por meio de hidratantes ou emulsões, ajudando no fortalecimento da barreira protetora natural do pet”, explicou.
A especialista acrescentou ainda que a hidratação precisa ser intensificada nas estações de transição. Ela detalha que os resultados visíveis da hidratação dos pelos e da pele do pet são mais sedosos e brilhantes, que trazem um aspecto mais saudável ao animal, mas os benefícios vão além da estética.
A veterinária chama atenção pelo fato de que se o pet já tem uma tendência a apresentar problemas de pele, como as dermatites, é esperado que as crises alérgicas se intensifiquem neste período. Dessa maneira, ela explica que investir em uma hidratação profunda que cuide da pele sensível é a melhor estratégia para manter a barreira cutânea.
“Shampoo e mouses especiais são altamente indicados para estes casos, pois auxiliam na proteção da pele”, finaliza.

Fernanda Cappellesso

Olá! Sou uma jornalista com 20 anos de experiência, apaixonada pelo poder transformador da comunicação. Atuando como publicitária e assessora de imprensa, tenho dedicado minha carreira a conectar histórias e pessoas, abordando temas que vão desde política e cultura até o fascinante mundo do turismo.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo