Asfalto ruim do Buriti Sereno mobiliza população
Ruas esburacadas e asfalto irregular preocupam moradores do Buriti Sereno, em Aparecida
Moradores do setor Buriti Sereno começaram a criar grupos no whatsapp para mobilizar vizinhos a participarem de uma manifestação no dia 13 de maio por conta de problemas que enfrentam no setor.
Nas redes sociais, os organizadores informam que o ato pretende sensibilizar as autoridades da Prefeitura para alguns pontos imediatos e outros a longo prazo.
Também o vereador Lelis Pereira andou buscando as respostas. Ele publicou um vídeo em seu Instagram na frente da Secretaria de Infraestrutura de Aparecida de Goiânia relatando que estava no local buscando informações sobre a realização de obras de drenagem pluvial e pavimentação asfáltica no Bairro Buriti Sereno.
Na publicação, o parlamentar fala que falou com o “engenheiro Roberto” e que este garantiu para ele que o processo de licitação está caminhando bem e que “logo, logo os moradores do bairro terão uma boa notícia”. O vídeo foi publicado na quinta-feira, 27 de de abril.
Os pedidos imediatos dos moradores indicam que o protesto será pacífico, e se dividem em longo prazo e imediato. Como medidas imediatas eles pedem patrolamento, troca e instalação de lâmpadas e postes, roçagem e mais médicos na UPA pediátrica.
A longo prazo, o grupo cobra que sejam cumpridas as promessas de asfalto, água encanada, duplicação da Avenida Nossa Senhora de Fátima e iluminação entre os campos do Goiás e Atlético. A manifestação deve acontecer às 16 horas do dia 13 de Maio em frente a Igreja Nossa Senhora de Fátima.
Posição
A Prefeitura de Aparecida foi procurada para comentar os problemas citados pela população. Em resposta, a Secretária de Comunicação emitiu nota informando que os projetos de pavimentação e implantação do sistema de drenagem de todas as ruas do Setor Buriti Sereno “estão prontos e em fase inicial de licitação”.
A nota cita que as obras integram o Programa Aparecida 100 anos que será executado com recursos próprios e de financiamento internacional. Segundo a Secom, a previsão é que a licitação seja finalizada até o início do segundo semestre de 2023.
A secretaria ainda informa que os valores totais para a realização das obras de asfalto e galerias pluviais no bairro, “que é o maior de Aparecida – serão de R$ 70 milhões”.
A Secom informou também que, para minimizar os problemas para a população e facilitar a entrada dos demais serviços no bairro, encaminhará uma equipe de patrolamento para nivelamento das ruas nas próximas semanas.
Sobre a UPA Buriti, que fica no bairro, foi informado que há oferta de atendimento em pediatria, 24h, diariamente. Segundo a Secom, a unidade funciona em capacidade máxima. Em dias de pico, dez médicos realizam os atendimentos, número citado como sendo muito superior ao preconizado pelo Ministério da Saúde