Escolas e Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis) de Goiânia começaram a utilizar, nesta terça-feira (2), detectores de metais para revistar as mochilas dos alunos, a fim de evitar ataques às instituições de ensino.
De acordo com o secretário de educação da Secretaria Municipal de Ensino (SMS), Wellington Bessa, foram distribuídos 900 aparelhos às 376 escolas administradas pela prefeitura, que juntas, possuem quase 110 mil alunos.
O secretário recepcionou os estudantes e acompanhou o uso dos dispositivos de segurança na Escola Municipal Bom Jesus, localizada no Jardim Novo Mundo.
“Sabemos que vivemos um momento difícil com relação à segurança, uma discussão nacional e até internacional, e, diante dessa necessidade, destinamos recursos específicos para as unidades adquirirem esses equipamentos. Todas as unidades já receberam esse recurso, assim como outros recursos destinados à instalação de concertina, cerca elétrica, aumento de muros e câmeras de monitoramento. Tudo para que a gente possa aumentar a segurança dentro das nossas escolas”, ressalta Bessa.
Segundo noticiado pelo portal G1 Goiás, algumas unidades também passaram a contar com câmeras de monitoramento, portas automáticas e concertinas. O valor utilizado para essas melhorias, porém, foi encaminhado em janeiro, conforme o secretário.
“O investimento alcançou todas as instituições com a aquisição dos aparelhos, inclusive, CMEIs. Todas as instituições, a partir de hoje, começaram a usar os aparelhos no ambiente. O critério é a universalização para o caso de ingresso de pessoas estranhas na nossa comunidade escolar”, disse em entrevista à TV Anhanguera.
Leia a nossa edição impressa. Para receber as notícias do Diário de Aparecida em primeira mão entre em um dos dos nossos grupos de WhatsApp