Vereadores convocam Mariano para prestar explicações
O ato será realizado no plenário da Câmara Municipal de Aparecida de Goiânia, durante sessão ordinária, no dia 17 de maio às 9 horas.
Em meio ao estresse visível entre o Legislativo e Executivo de Aparecida de Goiânia, o prefeito Vilmar Mariano (Patriota) foi convocado pelos vereadores para ir à Câmara Municipal prestar contas do primeiro quadrimestre deste ano (janeiro a abril) à frente da gestão municipal. O requerimento foi aprovado durante a sessão desta terça- feira, 2.
Ao Diário de Aparecida, o presidente da Câmara, André Fortaleza (MDB), declarou ontem, 3, que a Casa vai cobrar explicações sobre, principalmente, infraestrutura, saúde, além de gastos da prefeitura.
Procurada para informar se o prefeito vai atender a convocação e qual a opinião dele sobre as declarações no Parlamento ontem, a Secretaria de Comunicação de Aparecida (Secom) ainda não se manifestou.
Também questionado pela reportagem sobre a previsão da prestação de contas do prefeito Vilmar Mariano, o líder do Executivo na Casa, vereador Isaac Martins (Patriota), declarou ao DA que vai discutir ainda com o gestor municipal os detalhes sobre o tema.
A convocação se dá em cumprimento às prerrogativas constitucionais, infra legais e regimentais. O chamamento também se faz necessário para que o poder Executivo demonstre e avalie o cumprimento das metas fiscais do referido período, em consonância com a Lei Complementar Nº 101/00. O ato será realizado no plenário da Câmara Municipal de Aparecida de Goiânia, durante sessão ordinária, no dia 17 de maio às 9 horas.
Durante a sessão desta quarta-feira, 3, os vereadores da base e oposição anteciparam o tema.Em tom provocativo, o presidente cobrou transparência da gestão. “É natural que o prefeito venha prestar contas de quatro em quatro meses. Nós fizemos essa convocação para que o prefeito tenha a oportunidade de esclarecer os fatos que estão obscuros aqui na nossa cidade”. Fortaleza ressaltou que toda estrutura pública, não excluindo o Legislativo, precisa ser fiscalizada e passada a limpo.
Fortaleza explica que os vereadores vão questionar a gestão sobre a iluminação natalina
do ano passado. “Foram gastos em torno de R$ 3,5 milhões. Iremos questionar também sobre a situação da saúde, que tem deixado a desejar. Está faltando muitos remédios. Nós temos conhecimento de que ar condicionado caiu. É uma situação lamentável”.
O líder do prefeito na Casa, vereador Isaac Martins (Patriota), manteve a posição de continuou corroborando que o papel de cada vereador é fiscalizar as ações do Executivo, mas que, até onde ele está ciente, todo o processo da prefeitura foi feito seguindo ritos licitatórios e dentro da legalidade. “Toda administração existe problemas, mas o importante é buscar soluções”, aponta.
No entanto, o vereador Gleison Flávio (MDB) rebateu, citando que essas explicações não satisfazem àqueles que estão sofrendo com a falta de resolução para os problemas.
Shows
A Prefeitura de Aparecida de Goiânia realizará o evento ‘Aparecida é Show 2023′ nos dias 10 a 14 de maio. Tradicional na região, o evento é realizado na semana de aniversário do município,celebrado em 11 de maio.
A estimativa é que mais de 230 mil pessoas compareçam ao evento, que terá grandes nomes da música como Eduardo Costa, Léo Magalhães e o grupo Raça Negra. Entretanto, o valor dos cachês que estão sendo pagos a esses artistas está sendo alvo de críticas por parte de alguns parlamentares.
“Mesmo após a realização do evento, nós vamos pedir esclarecimentos dos gastos. Eu creio que o prefeito deve ter todas as explicações a população de Aparecida de Goiânia”, disse Fortaleza. O presidente garantiu que o “clima” de respeito vai prevalecer entre os poderes.
“Volto a frisar que não sou inimigo do prefeito e não sou inimigo de ninguém. Espero que o prefeito Vilmar Mariano respeite o poder Legislativo, que infelizmente ele não tem demostrado pela Casa”, lamentou.
Por fim, o vereador também criticou o alto gasto com bolo, custeado pela Prefeitura de
Aparecida de Goiânia, para a comemoração do aniversário da cidade. André informou que, segundo foi repassado para ele, cada metro do bolo saiu ao custo de mais de R$ 1.600.
Leia a nossa edição impressa. Para receber as notícias do Diário de Aparecida em primeira mão entre em um dos dos nossos grupos de WhatsApp