Cansados de esperar pela Prefeitura, moradores capinam mato em Aparecida
População do Bairro Independência Mansões diz que problema é recorrente e nunca é solucionado de maneira eficaz
Cansados de esperar pelo poder público, os moradores da Avenida Benedito Silvestre de Toledo, no Bairro Independência Mansões, em Aparecida de Goiânia, assumiram o serviço de roçagem. Após várias reclamações contra a prefeitura, a população resolveu na manhã da sexta-feira, 5, fazer um esforço e usou o tempo de descanso para capinar o mato da via.
Apesar de admirar o prefeito Vilmar Mariano (Patriota), o gerente comercial Valdecy Nogueira diz que sente uma sensação de que a cidade foi “abandonada” pela gestão. “Pagamos um imposto alto e não temos retorno. Tivemos que tomar uma providência, usar os recursos próprios e fazer isso. É uma forma de promover a segurança da população, além da limpeza”, disse ao Diário de Aparecida.
Além da avenida, os lotes vagos do bairro sofrem com o mesmo problema. Segundo moradores da região, a vegetação alta continua na época da estiagem e se torna alvo de incêndios que geram fumaça e agrava problemas respiratórios.
Valdecy conta que tem esperanças de que as coisas mudem no próximo ano. O motivo do otimismo são as eleições. “Todo ano de eleição as coisas mudam da água pro vinho. O mato fica roçadinho, os políticos aparecem para virem abraçar a gente, conversar e enganar todo mundo de novo. A história é sempre a mesma”, disse ele.
O gerente reclama que a situação está muito preocupante. O morador relatou que quando a prefeitura limpa o lote, os vizinhos também enchem os lotes baldios de lixo. “É uma situação muito complicada que não depende só da gente. E, todo ano é a mesma coisa. O matagal atrai bichos e insetos que se proliferam e podem causar doenças.”
O morador solicita que a prefeitura tome providências. “Os jovens que estudam à noite, passam por esses matagais. Ficamos com os corações na mão, morrendo de medo de ter algum problema, alguma tragédia. Gostaríamos muito que a prefeitura olhasse por nós e tomass uma medida, não apenas para limpar o lixo agora, mas para impor que os donos dos lotes deixem eles sempre limpos”, disse.
A equipe de redação do DA entrou em contato com a Prefeitura de Aparecida de Goiânia para verificar a questão. Por meio da Secretaria de Comunicação (Secom), a gestão municipal afirmou que segue um cronograma de roçagem de áreas públicas, assim como de áreas privadas. “Informa que o Setor Independência Mansões receberá as equipes, seguindo este cronograma, na próxima semana”, disse a nota.
Leia a nossa edição impressa. Para receber as notícias do Diário de Aparecida em primeira mão entre em um dos dos nossos grupos de WhatsApp