BrasilNotícias

Ícone do rock brasileiro, Rita Lee morre aos 75 anos

Notícia foi confirmada pela família da cantora na manhã desta terça-feira (9); Rita tratava de um câncer desde 2021

Rita Lee, uma das maiores cantoras e compositoras da história da música brasileira, morreu nesta segunda-feira (8), aos 75 anos. Ela foi diagnosticada com câncer de pulmão em 2021 e vinha fazendo tratamentos contra a doença.

A família da cantora divulgou um comunicado nas redes sociais dela: “Comunicamos o falecimento de Rita Lee, em sua residência, em São Paulo, capital, no final da noite de ontem, cercada de todo o amor de sua família, como sempre desejou”. O velório será aberto ao público, no Planetário do Parque Ibirapuera, na quarta-feira (10), das 10h às 17h.

Ainda de acordo com a publicação, o corpo de Rita Lee será cremado.

Vida e carreira

Rita Lee Jones nasceu em São Paulo, em 31 de dezembro de 1947. O pai, Charles Jones, era dentista e filho de imigrantes dos EUA. A mãe, a italiana Romilda Padula, era pianista, e incentivou a filha a estudar o instrumento e a cantar com as irmãs.

Ela iniciou sua carreira nos anos 60 como vocalista da banda Os Mutantes, um dos grupos mais importantes do movimento tropicalista. Em 1972, ela deixou a banda para seguir carreira solo.

Ao longo de sua carreira, Rita Lee lançou diversos sucessos, como “Ovelha Negra”, “Banho de Espuma”, “Saúde”, “Mania de Você”, “Lança Perfume”, “Corre-Corre”, entre outros. Suas músicas misturam rock, pop, funk, MPB e elementos eletrônicos, e muitas delas abordam temas como amor, sexo, drogas e crítica social.

Rita Lee também é conhecida por suas polêmicas, seu ativismo político e sua luta pela legalização da maconha. Em 2012, ela anunciou sua aposentadoria dos palcos, mas continuou a compor e participar de projetos musicais.

 

*Com informações G1

Leia a nossa edição impressa. Para receber as notícias do Diário de Aparecida em primeira mão entre em um dos dos nossos grupos de WhatsApp

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo