Notícias
Tendência

Mendanha admite que articula retorno ao MDB com olhar para a majoritária em 2026

Ex-prefeito de Aparecida de Goiânia deixou o partido durante a pré-campanha de 2022 por discordar da decisão do presidente da sigla, Daniel Vilela, de aceitar ser vice-governador na chapa à reeleição de Ronaldo Caiado

Com um possível impedimento de concorrer a cargo de prefeito em 2024 por Goiânia – por já ter sido eleito prefeito de Aparecida de Goiânia em 2016 e reeleito em 2020 -, o ex-candidato a governador Gustavo Mendanha (Patriota) confirmou ao Diário de Aparecida que avalia retornar ao MDB mirando condições de estar na chapa majoritária em 2026. Conforme planeja, seja na condição de disputar a vice-governadoria ou alguma das duas vagas disponíveis ao Senado. “Temos dialogado. Acho que isso pode ocorrer”, afirmou.

Mendanha deixou o partido durante a pré-campanha de 2022 por discordar da decisão do presidente do partido, Daniel Vilela, de aceitar ser vice-governador na chapa à reeleição de Ronaldo Caiado (União Brasil).

“Eu teria muita dificuldade de enfrentar o Daniel nas urnas disputando a eleição de governador. Se eu não disputar para esse cargo, posso conversar com ele e pleitear outros espaços que ele não estiver disputando. Meu foco é estar na chapa majoritária em 2026 e tenho dialogado para isso”, disse ontem, 11, no aniversário de Aparecida de Goiânia.

“É claro que nesse momento é preciso conversar com as pessoas que foram importantes no processo eleitoral de 2022, pessoas que se dispuseram, tiveram coragem de colocar a cara”, completou Mendanha, que ainda avalia consultar a Justiça Eleitoral sobre a possibilidade de candidatar-se a prefeito de Goiânia no próximo ano. “Nesse momento eu tenho conversado com essas pessoas para que possa pacificar aí um retorno [ao MDB]. Se isso tiver pacificado, tem tudo para voltar pro MDB”, explicou.

A reaproximação entre o vice-governador Daniel Vilela e o ex-prefeito de Aparecida de Goiânia, Gustavo Mendanha,  e o provável retorno do ex-prefeito ao MDB foi bem avaliada em entrevistas recentes pelo publicitário Jorcelino Braga, que preside o Patriota em Goiás. Braga ressalta que o “respeito e admiração” entre os dois jovens políticos nunca deixaram de existir.

Sucessor de Maguito Vilela, que governou Aparecida de Goiânia de 2009 a 2016, Gustavo Mendanha renunciou ao cargo de prefeito em março de 2022 para disputar a eleição de governador em 2022 pelo partido Patriota. Durante a pré-campanha, ele criticou o presidente do MDB, Daniel Vilela (filho de Maguito), por ter se aliado a Caiado e os dois se distanciaram.

Recentemente, no entanto, reataram relações, passaram a conversar e se encontraram, no último dia 3 de maio, no Palácio Pedro Ludovico, em Goiânia, na primeira agenda de Daniel Vilela como governador em exercício.

Leia a nossa edição impressa. Para receber as notícias do Diário de Aparecida em primeira mão entre em um dos dos nossos grupos de WhatsApp

(Eduardo Marques)

Fernanda Cappellesso

Olá! Sou uma jornalista com 20 anos de experiência, apaixonada pelo poder transformador da comunicação. Atuando como publicitária e assessora de imprensa, tenho dedicado minha carreira a conectar histórias e pessoas, abordando temas que vão desde política e cultura até o fascinante mundo do turismo.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo