Economia
Tendência

 Vai ter churrasco no dia das Mães 

Pesquisa aponta que churrasco será prato principal em 26% dos lares na segunda data mais importante do varejo nacional 

Uma pesquisa realizada pela Score Retail,em parceria com a Hibou – empresa de pesquisa e insights de mercado e consumo,  entrevistou 1123 pessoas para entender o comportamento do consumidor para o Dia das Mães 2023 no Brasil. Entre os dados, 54% dos brasileiros apontaram que não abrem mão do tradicional almoço em família,  68% dos entrevistados disse que a celebração será intimista, ou seja, apenas com  as pessoas mais próximas.  33%  dos entrevistados disse que irá  para a casa da mãe ou sogra.

A pesquisa perguntou ainda quais os pratos tradicionais que não podem faltar na mesa ou que os entrevistados irão preparar para o Dia das Mães.  O resultado apontou destaque para dois queridinhos da culinária brasileira. Na comemoração de 26% dos entrevistados, o prato principal será churrasco, outros 25% apontaram que a comemoração terá lasanha como destaque do almoço.

Este será o prato principal na casa de Manuela Nóbrega, moradora do setor Garavelo, em Aparecida de Goiânia, após três  anos. “Desde o começo da pandemia nunca comemoramos o Dia das Mães com churrasco. No primeiro ano não tinha clima. No segundo ano estava desempregada. Ano passado, foi bem magrinho porque as coisas estavam muito caras e eu estava sustentando a casa sozinha”, disse.

Vice-presidente da Associação Goiana de Supermercados (Agos), Gilberto Soares da Silva,  disse que entidade  está otimista para aumento das vendas no dia das Mães

A Associação Goiana de Supermercados (Agos) acredita que o churrasco também será o prato principal no estado de Goiás. A entidade projeta aumento de 20%, que segundo Gilberto Soares da Silva, vice-presidente da Agos, já está acontecendo.  Ele explica que o aumento do consumo acontece graças ao recuo do preço da carne bovina. Soares da Silva destaca ainda que além da carne bovina, existe uma boa expectativa para o aumento também das bebidas.

O vice-presidente da Agos explica ainda que este será o primeiro Dias das Mães realmente sem pandemia e, que, por isso, as pessoas estão com vontade de comemorar e “recuperar o tempo perdido”. Ele detalha que, tanto a indústria, quanto os supermercados prepararam ofertas e promoções para atrair ainda mais o consumidor que ainda está com receio de investir um pouco mais na data.

Ligia Melo aponta que o brasileiro valoriza a construção de memórias

Ligia Mello, coordenadora da pesquisa de comportamento do consumidor, explica que as  datas comemorativas são momentos especiais e de experiências únicas. De acordo com ela, mesmo com a economia ainda instável, quando os consumidores apontaram cautela  cautela financeira, o comportamento do consumidor de não deixar a data passar em branco aponta o  reconhecimento da data e a alta valorização do brasileiro por construir lembranças.

Leia a nossa edição impressa. Para receber as notícias do Diário de Aparecida em primeira mão entre em um dos dos nossos grupos de WhatsApp

Fernanda Cappellesso

Olá! Sou uma jornalista com 20 anos de experiência, apaixonada pelo poder transformador da comunicação. Atuando como publicitária e assessora de imprensa, tenho dedicado minha carreira a conectar histórias e pessoas, abordando temas que vão desde política e cultura até o fascinante mundo do turismo.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo