Goiana propõe moda sustentável e circular para artistas
Projeto conta com apoio de artistas e personalidades que doaram peças de roupas como os cantores Zezé Di Camargo, Felipe Araújo e Murilo Huff, a dupla Maiara & Maraísa e a cantora Naiara Azevedo
A moda sustentável e circular é uma tendência mundial que tem ganhado cada vez mais espaço no mercado da moda. Com a crescente preocupação com o meio ambiente e a conscientização sobre a importância da sustentabilidade, as pessoas estão buscando alternativas mais responsáveis e conscientes na hora de escolher o que vestir.
A tendência tem como objetivo minimizar os impactos ambientais e sociais causados pela indústria da moda. Isso envolve desde a escolha de materiais sustentáveis até a criação de processos produtivos mais eficientes e menos poluentes. A moda sustentável também se preocupa com a ética e a transparência em toda a cadeia produtiva, desde a escolha dos fornecedores até a venda final do produto.
A moda circular, por sua vez, tem como objetivo reduzir o desperdício e aumentar a vida útil das peças de roupa. Isso envolve desde a escolha de materiais duráveis até a criação de sistemas de reciclagem e reutilização das roupas. Ela também se preocupa em educar os consumidores sobre a importância de cuidar bem das roupas e evitar o descarte precoce.
A consultora de imagem e estilo Maris Tavares explica que a moda sustentável e circular não é apenas uma tendência, mas uma necessidade urgente para garantir um futuro mais sustentável para o planeta.
A tendência vai de encontro a um estudo da ONU que apontou que a indústria da moda é uma das mais poluentes do mundo, responsável por uma grande quantidade de emissões de gases de efeito estufa, consumo de água e geração de resíduos. O mesmo estudo apontou que a moda rápida e descartável tem um impacto negativo na vida dos trabalhadores da indústria têxtil, que muitas vezes são explorados e trabalham em condições precárias.
Pensando em uma alternativa de moda sustentável e com uma proposta de oferecer um armário infinito com todos os tipos de roupa, a consultora de imagem e estilo Maris Tavares idealizou a “REUSE”. O projeto utiliza dos princípios da moda circular e oferece um consumo consciente ao dar vida longa para as roupas doadas por artistas e personalidades.
“Roupas não são descartáveis, elas precisam passar de closet em closet para que seja sustentável”, explica Maris. “Por ser Cool Hunter, sinto o espírito do momento, e o consumo consciente é palavra de ordem para os novos tempos. Acredito que são nossos pequenos gestos que vão transformando nosso agir e pensar”.
Através do guarda roupa compartilhado, um artista em início de carreira, por exemplo, pode se vestir de forma especial com roupas de qualidade e estilo, mas gastando menos. Por isso, com a REUSE, os clientes podem fazer assinaturas mensais alugando roupas de marcas como Dior, Fendi, Diesel, Burberry, Chanel, Gloria Coelho, Ricardo Almeida, entre outras, a partir de R$ 30,00. Dentre as roupas para locação encontram-se peças icônicas a exemplo do figurino usado por Maiara & Maraísa no DVD “Reflexo”, da marca Balman.
Assim como em toda locação de roupas, é estabelecido um prazo para devolução e valores são pré-estabelecidos para casos de perdas ou danos irreparáveis. Por conta de tantas opções de peças, Maris ainda completa o atendimento com uma consultoria de stylist para ajudar a cliente na escolha das roupas. “Artistas em início de carreira tem, agora, a possibilidade de usar um figurino de impacto”.
O estoque de estrelas já conta com peças de artistas como dos cantores Zezé Di Camargo, Murilo Huff e Felipe Araújo, da dupla Maiara & Maraísa, e da cantora Naiara Azevedo, que receberam a proposta da empresa de braços abertos e abriram seus closets. Com sede em Goiânia, o serviço de compartilhamento de moda está disponível para todo o Brasil e para o exterior.
Leia também a nossa edição impressa