Os alunos do Sesi Campinas, de Goiânia, conquistaram 1º lugar geral no FIRST LEGO League Open International, em Marrakech, Marrocos, neste domingo (dia 21). O grupo recebeu o prêmio principal, Champions Awards, e o terceiro lugar em Desempenho do Robô. A equipe Robotic Engineers, composta por oito alunos, é a única representante brasileira na competição, que conta com a participação de 66 times de mais de 50 países desde a última quinta-feira. O retorno do grupo a Goiânia está previsto para a próxima quarta-feira.
O Champions Awards reconhece a equipe que incorporou os valores da FIRST LEGO League, ao mesmo tempo que obteve excelência e inovação em Desempenho do Robô, Design do Robô e Projeto de Inovação.
Os membros do Robotic Engineers garantiram sua participação após um bom desempenho no 5º Festival Nacional de Robótica, realizado em março, em Brasília.
A modalidade é disputada por alunos de 9 a 16 anos, que formam equipes de dois a dez integrantes para construir robôs com peças de Lego, que devem cumprir uma série de atividades e acumular o máximo de pontos em três rodadas de dois minutos e meio. A equipe também é responsável por conceber e criar um projeto de inovação para resolver um problema real relacionado à temática da temporada, que este ano é energia elétrica.
Projeto
Os estudantes desenvolveram o projeto Coldneers, que consiste em um sensor de temperatura que aciona um sistema de resfriamento com bomba d’água, fixado com abraçadeiras de nylon e grampos tipo C, controlado por um Arduino – plataforma de prototipagem eletrônica.
Após testes, foram feitas algumas adaptações no projeto e o sistema foi implementado em usinas gerenciadas pelo Grupo Eficiência Solar, resultando em um aumento de até 33% na eficiência energética de uma usina residencial de um cliente da empresa.
A equipe é formada pelos alunos: Alissa Alves Amaral, Benício Oliveira dos Reis, Gustavo Pereira Herculano, Hugo Santhiago Lima do Carmo, João Carlos Filogonio Barbosa Rocha, João Pedro Pereira de Carvalho, João Vítor Gomes Oliveira e Yvelise Marques de Souza, juntamente com os professores Leandro Santos Hall e Alberto Roquete de Melo Junior. A diretora do Sesi Campinas, Michelle Bellei, e a gerente de Educação Básica do Sesi, Quissinia Freitas, também acompanham a equipe.
Leia a nossa edição impressa