Notícias
Tendência

Cavalcante é uma jóia do cerrado brasileiro 

Cidade abriga comunidade calunga e muitas cachoeiras

Cavalcante é um município encantador localizado em Goiás, na região da Chapada dos Veadeiros. Compreendendo 70% da área total do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, esse destino ainda é pouco explorado pelos viajantes. Apesar de distante 512 km de Goiânia e a menos de 100 km da divisa com o Tocantins, a cidade merece uma visita.

Embora a estrada que leva a Cavalcante, situada a 90 km de Alto Paraíso, seja desafiadora, o esforço para chegar lá é recompensado com algumas das cachoeiras mais espetaculares da região.

Cavalcante abriga uma parte da comunidade Kalunga, dentro do Sítio Histórico e Patrimônio Cultural Kalunga, principalmente nas localidades de Vão de Almas, Povoado Engenho (Engenho II, etc.), Tinguizal, Fazenda Ema e Vão do Moleque. Estima-se que sua população, em 2004, fosse de aproximadamente 9.660 habitantes, abrangendo uma área de 6.953,7 km² e com uma densidade demográfica de cerca de 1,4 habitantes por km².

A principal atração que chama a atenção é a Cachoeira Santa Bárbara, com uma intensa tonalidade azul digna das cores do Caribe. Além de Santa Bárbara, outras opções imperdíveis são a Cachoeira da Capivara, a Cachoeira Candaru, as cachoeiras do Complexo do Prata (onde se encontra a Cachoeira Rei do Prata), a Cachoeira da Ave Maria, a Cachoeira Veredas, a Cachoeira Poço Encantado e a Cachoeira São Bartolomeu.

Para explorar as principais atrações de Cavalcante, recomenda-se reservar de três a quatro dias. O ideal é hospedar-se na própria cidade para aproveitar ao máximo essa experiência.

Leia a nossa edição impressa desta terça-feira. Receba as notícias em primeira mão em nosso grupo do Whatssap.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo