EntretenimentoGastronomiaGoiás

Fondue de Pirenópolis é eleito o melhor do Brasil

Chef goiana vence concurso e representará o Brasil na competição mundial de melhor Fondue

A chef Clara Gaehwiler, de Pirenópolis, conquistou o título de melhor fondue do país no primeiro concurso promovido pelo Turismo da Suíça no Brasil em parceria com a associação SerTãoBras. A competição, realizada este mês na residência do Cônsul-Geral da Suíça em São Paulo, teve como objetivo encontrar a receita campeã em território nacional.

O evento foi classificatório para o Mundial da Fondue, que acontecerá em 18 de novembro, em Tartegnin, na região suíça de Vaud, próximo aos Alpes e ao lago Léman. Clara Gaehwiler terá a honra de representar o Brasil nessa competição internacional.

Filha de um suíço e uma goiana, a chef, que já comanda o espaço gastronômico Ursus, especializado em carnes, hambúrgueres e queijos, além da Casa do Suíço Empório e da Queijaria Alpina, utilizou uma combinação de queijos nacionais e suíços em sua receita vencedora.

Chef Clara Gaehwiler (foto: arquivo pessoal)

Seguindo as regras da competição, Clara utilizou 50% de Gruyère, um produto exclusivamente suíço, juntamente com uma mistura dos queijos Raclette, com 90 dias de maturação, e Sephan, com 12 meses, ambos de sua própria Queijaria Alpina.

Além da originalidade da receita, os competidores foram avaliados por uma comissão composta pelo presidente Stéphane Jayet, pela comissária geral Débora Pereira, jornalista da revista francesa Profession Fromager e diretora da associação SerTãoBras, e por jurados brasileiros da Guilde des Fromagers.

Durante o evento, os convidados puderam desfrutar de uma apresentação sobre a história do queijo Gruyère, seguida de uma degustação guiada dos diferentes estágios de cura. Fabien Clerc, cônsul suíço no Brasil, comentou: “Pudemos ver os bons queijos brasileiros em aliança com o rei dos queijos suíços, consagrando esse prato típico que é símbolo da nossa cultura”.

Agora, Clara Gaehwiler se prepara para representar o Brasil no Mundial da Fondue, com todas as despesas de viagem custeadas pela Swiss International Airlines. A competição reunirá participantes suíços e de outros países, como o Canadá, que também realizou seu concurso nacional em maio.

Clara Gaehwiler recebe o prêmio das mãos de Felipe Bonifatti, da Swiss Airlines (Imagem: Divulgação/Suíça no Brasil)

 

Leia a nossa edição impressa. Para receber as notícias do Diário de Aparecida em primeira mão entre em um dos dos nossos grupos de WhatsApp

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo