O Brasil é um dos principais países do mundo em relação à criação de cavalos. Ocupa o quarto lugar no ranking global. As informações são da Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO).
A indústria equina movimenta mais de R$ 30 bilhões por ano no país. Por isso, tem elevada importância no setor do agronegócio e apresenta elevado potencial econômico e social. Entre as raças mais destacadas, o Quarto de Milha se destaca. É um dos maiores plantéis do país e tem 650 mil animais registrados.
Quarto de Milha
O Quarto de Milha realiza mais de mil provas oficiais em todo o território nacional. São mais de 130 mil inscrições nas 23 modalidades praticadas pela raça. Esse sucesso é atribuído ao elevado investimento em melhoramento genético e na profissionalização de treinadores, competidores e demais profissionais envolvidos.
Cavalos sendo usados em tratamento de saúde
A utilização do cavalo vai além da agropecuária. Também é usado para esporte e para a Equoterapia. É importante desmistificar as práticas esportivas e evidenciar que a relação entre o homem e o animal provém do campo.
Sociedade quer expansão do número de animais em projetos
A ABQM possui uma extensa agenda de responsabilidade socioambiental (ESG) no setor equino. As competições promovidas pela associação priorizam o bem-estar animal e incluem categorias para paratletas. Além disso, em parceria com a Associação Nacional de Equoterapia (ANDE-Brasil), a ABQM apoia a expansão de centros de Equoterapia em todo o país, com o objetivo de alcançar todas as capitais brasileiras até o final de 2023.
Leia a nossa edição impressa. Para receber as notícias do Diário de Aparecida em primeira mão entre em um dos dos nossos grupos de WhatsApp