O prefeito de Aparecida, Vilmar Mariano, e o governador Ronaldo Caiado firmaram, nesta segunda-feira (29), um contrato de financiamento no valor de R$ 728 milhões para o saneamento do município. O objetivo é concluir as obras de coleta e tratamento de esgoto, além de realizar intervenções na rede de esgotamento sanitário da cidade. O investimento será feito em parceria entre o Governo de Goiás, a Caixa Econômica Federal e o Banco BTG Pactual, e também contemplará obras de esgoto em Trindade.
Com os recursos obtidos, serão implantados em Aparecida 898,6 km de rede coletora de esgoto, 38 km de interceptores, 12,5 km de coletores, 14,5 km de linha de recalque, 1,5 km de emissários e 43,5 mil novas ligações, além da construção de novas estações elevatórias de esgoto.
As redes coletoras e as respectivas ligações prediais serão implementadas nas bacias Santo Antônio, Lages e Dourados. Está prevista também a execução de 4.350 ligações intradomiciliares sem custo para famílias com renda mensal inferior a R$ 1,6 mil. No total, as obras beneficiarão 137 mil habitantes.
O prefeito Vilmar Mariano ressaltou a importância desse avanço para a cidade, afirmando que o saneamento básico era um antigo anseio de Aparecida e que agora está sendo concretizado.
“O saneamento básico era um sonho da nossa cidade que hoje está sendo realizado. Era um problema que começou a ser sanado na gestão do ex-prefeito Maguito Vilela e que está sendo solucionado agora, na nossa administração”, lembrou o prefeito Vilmar Mariano em referência ao pai do vice-governador Daniel Vilela, que também participou da cerimônia.
Por sua vez, o governador Ronaldo Caiado destacou que uma de suas metas é universalizar o saneamento básico em todos os 246 municípios goianos. Ele ressaltou a importância das obras em Aparecida e Trindade, considerando que essas cidades são estratégicas para a Região Metropolitana de Goiânia, abrigando uma população de aproximadamente 1 milhão de habitantes.
Origem dos recursos
Os recursos para o financiamento são provenientes do programa “Saneamento Para Todos”, do Ministério das Cidades. O Governo de Goiás afirma que esses recursos possibilitarão alcançar a meta de universalização acordada entre a Saneago e a BRK, que prevê beneficiar até o final de 2023 90% da população urbana atendida com abastecimento de água nos dois municípios com os serviços de coleta e tratamento de esgoto.
Em Trindade, os recursos serão utilizados para implantar 276 km de rede coletora, 15,3 km de interceptores, 11,8 km de linhas de recalque, 13,7 mil novas ligações prediais de esgoto e 1,4 mil ligações intradomiciliares sem custo para as famílias, beneficiando um total de 41 mil moradores.
O governo estadual prevê que até dezembro deste ano, somando-se a população de Jataí e Rio Verde, onde outras obras estruturantes estão em andamento, aproximadamente 1 milhão de pessoas nos quatro municípios terão acesso ao esgotamento sanitário.
A cerimônia de assinatura do contrato também contou com a presença do prefeito de Trindade, Marden Júnior, e do deputado estadual Veter Martins (Patriota).
Leia a nossa edição impressa. Para receber as notícias do Diário de Aparecida em primeira mão entre em um dos dos nossos grupos de WhatsApp