AparecidaGoiásNotícias
Tendência

Goiás registra mais de 30 mortes pelo vírus da gripe

Entre as cidades listadas com mais incidências estão Anápolis, Goiânia, Aparecida de Goiânia, Senador Canedo, Catalão e Jataí

No último sábado (27), a Secretaria de Estado da Saúde (SES-GO) divulgou que Goiás já registrou 36 mortes relacionadas à gripe. Entre as cidades com maior incidência estão Anápolis, Goiânia, Aparecida de Goiânia, Senador Canedo, Catalão e Jataí.

Conforme apontado pelo jornal O Popular, em apenas 20 dias, o número de óbitos dobrou, levando em consideração que no dia 6 de maio, haviam sido contabilizadas 18 mortes.

Anápolis é a cidade que tem sido a mais afetada pelos casos de gripe. De acordo com a diretora de Vigilância Epidemiológica do município,Mirlene Garcia, a preocupação das autoridades de saúde se dá devido à gravidade das consequências, que podem incluir a síndrome respiratória aguda grave (SRAG) e até mesmo óbito.

“Através da unidade sentinela de vírus respiratórios que temos instalada em parceria com o Ministério da Saúde para monitorar a circulação viral, realizamos amostragens dentro de nossa unidade de saúde em Anápolis. Nesses últimos meses, temos identificado tanto o vírus H1N1 quanto o vírus influenza B da linhagem Victória, sendo o Influenza B mais prevalente”, explicou Mirlene.

Alerta

Em 20 de abril, a Secretaria Estadual de Saúde emitiu um alerta sobre o surto de gripe em Goiás, que ocorreu antes do esperado. Até o momento, foram registradas 16 mortes no estado. Diante da gravidade dos casos, a diretora de vigilância da Secretaria Municipal de Saúde destacou a importância da vacinação. A vacina tetravalente está disponível até 31 de maio nas unidades de saúde.

“A importância da vacinação se torna ainda mais evidente, uma vez que esses vírus têm causado casos de gripe em nossa população, tanto leves quanto graves, que resultam em internações”, ressaltou a diretora.

Taxa de vacinação

Anápolis se destaca entre as cidades de Goiás com maior cobertura vacinal contra a influenza entre os grupos prioritários. De acordo com os dados do painel de monitoramento da Campanha Nacional de Vacinação 2023, do Ministério da Saúde, cerca de 45,04% do público-alvo já recebeu a vacina na cidade.

Isso equivale a aproximadamente 91.259 doses aplicadas. A meta estabelecida no painel é vacinar mais de 141 mil pessoas em Anápolis.

Outras cidades de Goiás, como Goiânia (42,73%), Aparecida de Goiânia (49,11%), Rio Verde (41,17%), Senador Canedo (55,30%) e Águas Lindas (29,04%), também estão alcançando uma boa cobertura vacinal. No estado de Goiás como um todo, 45,69% da população incluída nos grupos prioritários já recebeu a vacina, totalizando 1.386.478 doses aplicadas.

Vale lembrar que a Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe está acontecendo em todo o estado, e os imunizantes contra o vírus da Influenza seguirão disponíveis para os goianos até a próxima quarta-feira (31).

 

Leia a nossa edição impressa. Para receber as notícias do Diário de Aparecida em primeira mão entre em um dos dos nossos grupos de WhatsApp

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo