Goiânia
Tendência

Sujeira nas calçadas podem gerar multas aos moradores de Goiânia, alerta Comurg

Companhia emite cerca de três mil notificações mensalmente devido ao descarte inadequado de resíduos nas calçadas da capital

Em Goiânia, o presidente da Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg), Alisson Borges, alertou nesta segunda-feira (29/5) sobre a responsabilidade dos proprietários na limpeza e manutenção das calçadas. Ele ressaltou a importância de todos contribuírem para garantir uma cidade bem cuidada, destacando que casos de irregularidade podem resultar em notificações administrativas e possíveis multas. Alisson também anunciou que a Comurg realizará nos próximos dias um mutirão de limpeza em 35 bairros da capital.

Segundo o Código de Posturas do Município, os proprietários são responsáveis pela limpeza das calçadas em frente aos seus imóveis, enquanto a Comurg é responsável pela limpeza de praças, ruas e sarjetas. Alisson menciona que a Comurg realiza campanhas nas redes sociais com frequência para reforçar a forma correta de descartar resíduos, evitando a poluição e obstrução das calçadas.

Além disso, uma equipe de orientação e fiscalização composta por 40 colaboradores percorre diariamente os bairros, conversando com os moradores, respondendo dúvidas e oferecendo orientações sobre a limpeza das calçadas.

No entanto, o presidente ressalta que é necessário um esforço conjunto para alcançar esse objetivo. Ele afirma: “Estamos empenhados em manter Goiânia limpa. Realizamos diariamente serviços como varrição, coleta de lixo, remoção de entulhos e roçagem em todas as regiões, esperando que a população também faça a sua parte”.

Notificações

Segundo o gestor, a Comurg emite cerca de três mil notificações mensalmente devido ao descarte inadequado de resíduos nas calçadas da capital. Cerca de 60% dessas notificações estão relacionadas a restos de construção civil, como areia e concreto. As demais estão relacionadas a mato alto, terra e lixo mal acondicionado. Alisson observa que esses pontos de descuido podem prejudicar os próprios responsáveis pela sujeira, pois uma calçada negligenciada pode desvalorizar o imóvel, além de causar prejuízos coletivos à saúde.

Ele destaca: “O acúmulo de resíduos dificulta a locomoção dos pedestres, que muitas vezes são obrigados a caminhar nas ruas, expondo-se ao risco de atropelamentos. Além disso, o lixo pode causar escorregões, quedas, servir de abrigo para animais peçonhentos e ser um criadouro para o mosquito Aedes Aegypti, responsável por doenças como dengue, zika e chikungunya”.

 

Leia a nossa edição impressa. Para receber as notícias do Diário de Aparecida em primeira mão entre em um dos dos nossos grupos de WhatsApp

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo