Câmara de Aparecida debate mudança no nome da cidade
Presidente diz que a população poderá ser ouvida sobre mudança no nome da cidade por meio de audiências públicas e enquetes nas redes sociais
A Câmara Municipal de Aparecida de Goiânia irá realizar consultas populares sobre a possibilidade de alterar o nome do município para apenas “Aparecida”. Segundo o presidente, André Fortaleza (MDB), as datas e a forma que serão realizadas as consultas serão discutidas a partir da próxima semana, mas devem incluir audiência pública e enquetes nas redes sociais.
A decisão de realizar a consulta popular foi tomada após o deputado estadual Paulo Cesar Martins (PL) apresentar um projeto com a alternância de nome do município na Assembleia. A proposta está em tramitação na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), onde o relator, Lincoln Tejota (UB), solicitou a diligência ao Legislativo aparecidense.
Segundo o presidente da Casa, André Fortaleza (MDB), as consultas podem ser realizadas por meio de audiências públicas e enquetes nas redes sociais. “É um projeto que nasceu com a ideia de valorizar o município e o aparecidense. É uma proposta que afeta toda população e ela precisa ser ouvida”, disse André Fortaleza ao Diário de Aparecida.
O presidente afirmou ainda que irá discutir a forma e as datas das consultas com os vereadores na próxima semana.
Após coletar a opinião dos moradores, o parecer da Câmara será encaminhado para a Assembleia dar segmento na tramitação do projeto, que pode ser aprovado ou rejeitado pelos deputados.
O Diário de Aparecida entrou em contato com a Prefeitura de Aparecida solicitando um comentário sobre o projeto e a decisão da Câmara de debater o tema. No comunicado, o município destaca que os poderes são independentes e autônomos e que a proposta não é nova. Ainda de acordo com a prefeitura, por ora, o Executivo está concentrado em promover o desenvolvimento e a qualidade de vida para a população.
Confira a nota da Prefeitura de Aparecida de Goiânia na íntegra:
Os poderes Executivo e Legislativo, de acordo com a Constituição Federal e a Lei Orgânica do Município, possuem independência e autonomia, portanto, a proposta de mudança de nome da cidade, que não é nova, encontra-se em discussão no âmbito do Poder Legislativo estadual que encaminhou ao Legislativo municipal. Por ora, o Poder Executivo municipal está concentrado em promover o desenvolvimento da centenária Aparecida e a qualidade de vida de quem vive aqui. Independente da nomenclatura da cidade que possui cerca de 600 mil habitantes, a gestão do prefeito Vilmar Mariano tem compromisso com o processo de transformação iniciado pelo saudoso prefeito Maguito Vilela e prosseguido com excelência pelo ex-prefeito Gustavo Mendanha.
Leia a nossa edição impressa. Para receber as notícias do Diário de Aparecida em primeira mão entre em um dos dos nossos grupos de WhatsApp.