A Secretaria da Economia de Goiás informa que o calendário de pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) começa nesta segunda-feira, 12 de junho e prossegue até o dia 23.
Com a opção de parcelamento do IPVA em vigor desde o ano passado, a Superintendência de Controle e Fiscalização, por meio da Gerência do IPVA, destaca que a sexta parcela do imposto, referente ao mês de junho, terá os vencimentos iniciados pelas placas veiculares de final 1 (12/6), seguido pelas demais: final 2 (13/6), final 3 (14/6), final 4 (15/6), final 5 (16/6), final 6 (19/6), final 7 (20/6), final 8 (21/6), final 9 (22/6). Por fim, os automóveis com placa final 0 terão prazo até o dia 23 de junho para efetuarem o pagamento.
Os proprietários de veículos tiveram a possibilidade de parcelar o IPVA em até nove vezes para veículos com finais de placa 1 e 2, e em até 10 parcelas para veículos com placas de final 3 a 0. Aqueles que optaram por pagar o IPVA à vista, em parcela única, que inclui o Licenciamento Anual do Detran, terão prazo limite de setembro a outubro. O calendário completo está disponível no site da Secretaria da Economia.
Isenções
Há isenções para veículos com idade igual ou superior a 15 anos, além de benefícios como isenção para pessoas com deficiência (PCD), ônibus ou micro-ônibus de passageiro de turismo ou escolar, veículos novos adquiridos em concessionárias goianas no ano da compra, e redução da base de cálculo concedida às locadoras de veículos.
Os contribuintes inscritos no programa da Nota Fiscal Goiana (NFG) podem obter descontos de 5% a 10% no IPVA. Veículos populares com potência de até mil cilindradas e motocicletas de até 125 cilindradas têm redução de 50% no imposto se não tiverem cometido infração de trânsito no ano anterior e estiverem com o pagamento em dia.
Leia a nossa edição impressa. Para receber as notícias do Diário de Aparecida em primeira mão entre em um dos dos nossos grupos de WhatsApp.