Aprenda a proteger seu pet dos barulhos das festas de São João
Especialista explica as possíveis reações dos pets e o que pode ser feito para amenizar o pânico e transtornos causados pelas explosões
As festas juninas são uma tradição popular no Brasil, mas para os animais de companhia, a queima de fogos de artifício e os estalinhos podem ser uma verdadeira tortura. Para que quem é tutor de animais, o veterinário do CEUB, Bruno Alvarenga, dá algumas dicas de como proteger os pets dos barulhos nas festas de São João
Os fogos de artifício podem causar reações variadas nos animais, desde a aceleração dos batimentos cardíacos até crises de pânico. Cães e gatos são os mais afetados pelo barulho dos artefatos explosivos, mas as aves também podem sofrer estresse profundo que pode levar ao óbito. Aprenda como proteger os pets dos barulhos nas festas de São João.
Para amenizar o pânico dos pets, é importante adotar algumas condutas preventivas. Colocar algodão no ouvido dos animais e ligar a televisão em um volume mais alto pode ajudar a disfarçar o barulho dos fogos. Preparar um local acolchoado e confortável para os pets também é importante para que eles se sintam protegidos e acolhidos durante as explosões.
No caso de animais que já foram diagnosticados com transtornos comportamentais, o veterinário pode prescrever medicamentos para aliviar o estresse, como ansiolíticos e antidepressivos.
Além disso, é importante conscientizar a população sobre o uso de fogos de artifício em comemorações. Os tutores devem conversar com amigos e a comunidade para evitar a compra e queima de fogos, justificando os males que causam aos animais. A comemoração pode ser feita sem estressar os bichos de estimação.
Adotar medidas preventivas e conscientizar a população sobre o uso desses artefatos é fundamental para proteger os pets durante as comemorações.
Leia a nossa edição impressa. Para receber as notícias do Diário de Aparecida em primeira mão entre em um dos dos nossos grupos de WhatsApp.