Câmara de Aparecida aprova projeto que transforma pit dogs em patrimônio cultural da cidade
Autor da proposta, vereador Elio Bom Sucesso afirma que a gastronomia é uma forma de conhecer a história e cultura de uma comunidade
A Câmara Municipal de Aparecida de Goiânia aprovou, na manhã desta terça-feira (13), um Projeto de Lei que reconhece os pit dogs como patrimônio cultural e imaterial da cidade. A proposta segue para o Executivo para avaliação.
O Projeto de Lei nº 026/2023 é de autoria do vereador Elio Bom Sucesso e abre possibilidade para que os pit dogs fiquem sujeitos a um regime especial de proteção contra destruição, deterioração ou utilização inadequada.
O vereador Elio Bom Sucesso justificou o projeto afirmando que a gastronomia é uma forma de conhecer a história e cultura de uma comunidade. Segundo ele, os pit dogs contribuem para as tradições culinárias de Aparecida, e sua declaração como patrimônio cultural e imaterial fortalece o reconhecimento desse aspecto cultural.
A proposta agora seguirá para o Poder Executivo, onde será sancionada ou vetada.
Em 2020, o governador Ronaldo Caiado sancionou um projeto que tornou os pit dogs patrimônio cultural de Goiás. À época, Caiado declarou que sancionou o projeto pelo respeito que tem aos trabalhadores do setor, que durante o período de pandemia da Covid-19 foram penalizados pelos efeitos da crise sanitária.
Leia a nossa edição impressa. Para receber as notícias do Diário de Aparecida em primeira mão entre em um dos dos nossos grupos de WhatsApp.