Aplicativo que ajuda encontrar pets perdidos. Saiba mais!
Conheça como funciona o aplicativo promete ajudar pets perdidos e tenha acesso a essa ferramenta facilitadora nesse momento delicado.
O número de pet perdidos ou abandonados é expressivo. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), apenas no Brasil, há a estimativa de 30 milhões de cães e gatos nessas situações.
Basta andar na rua ou entrar em qualquer rede social para nos depararmos com várias imagens de animais de estimação sendo procurados pelos seus donos, esses, em situação tão vulnerável quanto a dos próprios bichos.
Isso porque, perder um companheiro que tanto se ama é tão difícil como encontrá-los. Estudos realizados pela ASPCA (American Society for the Prevention of Cruelty to Animals) por exemplo, indicam que (quando encontrados), a demora pode levar até 5 anos.
Para tornar a busca mais prática e rápida, atualmente os tutores podem contar com aplicativos que ajudam encontrar os amigos de 4 patas perdidos. Quer saber mais sobre ele? Leia até o final!
Primeiro: por que os pets fogem?
Antes de falarmos sobre o aplicativo que ajuda a encontrar pets, é válido reconhecer os motivos pelos quais perder um animalzinho é tão comum para muitos donos.
As principais causas são:
-
falta de segurança na casa (portão e/ou sem tranca, muro muito baixo, falta de grades, etc.);
-
falta de atenção (não prender o pet na hora de sair ou entrar em casa, esquecer o portão aberto ao sair);
-
no caso dos gatos, não possuir telas na residência ou qualquer tipo de proteção contra fuga;
-
quando os bichinhos ficam muito tempo presos, sem passeio ou enfrentam problemas como ansiedade, estresse e agressividade.
Portanto, se oferecê-los uma vida cheia de carinho, brincadeira, e momentos em que possam gastar energia, além de uma casa sempre segura, as chances de fuga diminuem muito.
Porém, apesar de todos os cuidados, ainda há situações que fogem do nosso controle, e eles, de nós. Nesses casos, podemos contar com a ajuda da tecnologia, como as redes sociais, mas também com aplicativos, em especial, o que falaremos neste artigo, o PUPZ. Apesar de ainda estar em fase de testes, quanto mais modos de podermos encontrar nossos amigos de 4 patas, melhor!
O que é esse aplicativo?
O aplicativo, denominado PUPZ, auxilia donos de cães e gatos a encontrarem seus pets perdidos por meio de uma ferramenta de reconhecimento facial. Carlos Fabro, o responsável pela criação, é um especialista em tecnologia e tutor de uma Golden Retriever chamada Chanel. Devido à sua profissão, surgiu a ideia do aplicativo, pois pensou juntar o útil (sua especialidade) ao agradável (seu amor pelos bichanos).
E funciona mesmo?
Apesar de todo conhecimento, o app demorou dois anos para ficar pronto e uma equipe inteira voltada ao seu desenvolvimento. Para a sorte e alívio de vários outros tutores e também dos animais de estimação, o conceito deu certo: “Esse é o único sistema do mundo com esse grau de precisão, e nosso objetivo é atingir uma assertividade de 98% até o fim deste ano.”
Afinal, como exatamente ele funciona?
Para usá-lo, o dono deve baixar o aplicativo em seu celular (Android ou iOS) e realizar o cadastro, inserir os dados do pet, e então iniciar o passo mais importante, cadastrar a imagem do seu animalzinho. Uma vez que a principal funcionalidade do app é o reconhecimento facial, o usuário deve se certificar de posicionar bem o cão ou gato diante da câmera para pegar os melhores ângulos, pois fotos de qualidade são essenciais.
Sistema tecnológico
Segundo Carlos Fabro, o sucesso e a precisão do funcionamento do PUPZ deve-se ao modo como o reconhecimento facial foi elaborado. Sobre isso, cita “(…) utilizamos três redes neurais convolucionais, uma classe aplicada com sucesso no processamento e análise de imagens digitais, e que é a base para o reconhecimento facial dos pets em nosso sistema”
O bichano se perdeu, e agora?
Caso o seu amigo de quatro patas tenha fugido ou se perdido, afinal, acidentes assim infelizmente acontecem, a pessoa que o encontrou também deverá ter acesso à plataforma.
-
Procura pelo aplicativo
Como tudo no PUPZ funciona a partir do reconhecimento, quem o achou deve entrar na sessão “Achados e Perdidos” do app e procurar se o cão ou gato em questão está sendo procurado.
-
Acha o dono
Quando o pet está cadastrado, a pessoa poderá entrar em contato com o tutor pelo chat e marcar a data e o local do esperado reencontro de ambos.
Enquanto isso, o “tutor provisório” poderá ter as informações do animal através da ficha cadastrada anteriormente, como a ração que come, nome, etc., para cuidar bem do pet até entregá-lo ao dono.
Outras funções do aplicativo PUPZ
Além da função mais importante, há outros usos interessantes — e úteis, é claro —, como:
-
listas de canis, ONGs, abrigos, pet shops, passeadores, adestradores, veterinários, crematórios e outros contatos os quais são pertinentes ao pet;
-
a contratação desses serviços pode ser feita pelo próprio aplicativo, o que é uma facilidade e tanto;
-
em casos de lojas, as compras também são efetuadas por ali mesmo, pois os estabelecimentos disponibilizam lista de produtos e formas de pagamento online.
Quem pode usar?
Devido às suas várias funcionalidades, os usuários do aplicativo PUPZ vão desde alguém que encontrou um cão ou gato perdido e precisa ajudá-lo a encontrar seu lar, até tutores prevenidos.
Além disso, prestadores de serviço do nicho Pet também podem usufruir da plataforma para divulgar seu negócio, oferecendo praticidade aos demais usuários.
Até porque, quem nunca precisou de uma indicação de última hora de um veterinário ou um banho e tosa, por exemplo?
Pet foi encontrado? O que fazer depois?
Após o alívio de ter o pet encontrado, e apesar dos tutores só conseguirem pensar em dar-lhes o máximo de carinho, beijos e abraços, outros cuidados são tão importantes quanto matar a saudade.
Afinal, a exposição durante esse tempo fora de casa pode tê-lo oferecido perigos como ferimentos, parasitas, alimentos contaminados, entre outros. Nesse caso, procurar um hospital veterinário 24h é fundamental para assegurar a saúde e segurança do animal.
Por outro lado, caso tenha encontrado um pet e ainda não tenha encontrado o dono, mas ele está visivelmente ferido, também se recomenda primeiramente procurar auxílio profissional.
Leia a nossa edição impressa. Para receber as notícias do Diário de Aparecida em primeira mão entre em um dos dos nossos grupos de WhatsApp.