Notícias
Tendência

Produção industrial e vendas no varejo na China têm crescimento abaixo do esperado em maio

Dados são do escritório nacional de estatísticas chinesas

A economia chinesa segue em crescimento, mas os dados divulgados pelo escritório nacional de estatísticas chinês indicam que a taxa de crescimento está mais lenta do que o esperado. Ou seja, a economia da China cresceu, mas abaixo do esperado.

Os indicadores referentes à produção industrial e vendas no varejo em maio foram menores do que os registrados em abril e abaixo das projeções do consenso Refinitiv.

A produção industrial da China aumentou 3,5% em relação a maio de 2022, ficando abaixo dos 5,6% registrados em abril e também abaixo da projeção de 3,6%. As vendas no varejo avançaram 12,7% em maio em termos interanuais, caindo em relação aos 18,4% registrados em abril e ficando abaixo da projeção de 13,6%.

Apesar disso, a taxa de desemprego na China caiu marginalmente para 4,1%, enquanto a taxa de desemprego pesquisada nas principais cidades permaneceu estável em 5,5%.

O porta-voz do NBS afirmou que a situação do emprego está melhorando no geral, mas há pressão sobre a oferta total de empregos e as questões estruturais não devem ser negligenciadas. Ainda há escassez de trabalhadores altamente qualificados na China.

A economia da China cresce abaixo do esperado em maio, ainda segue avançando. A queda na taxa de desemprego é um sinal positivo, mas a pressão sobre a oferta total de empregos e a escassez de trabalhadores qualificados são desafios que precisam ser enfrentados pelo país.

Leia a nossa edição impressa. Para receber as notícias do Diário de Aparecida em primeira mão entre em um dos dos nossos grupos de WhatsApp.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo