Economia
Tendência

Aparecida de Goiânia é a segunda cidade de Goiás que mais sofre com furto de energia elétrica

Luziânia, no entorno de Brasília, lidera o ranking que causa prejuízos a toda a população goiana

A cidade de Aparecida de Goiânia ocupa o segundo lugar no ranking das cidades goianas com o maior índice de roubo de energia elétrica, de acordo com levantamento realizado pela Equatorial Goiás. A liderança é ocupada por Luziânia, localizada no entorno de Brasília, que registra o maior número de ocorrências, trazendo prejuízos significativos para toda a população do estado de Goiás.

A Equatorial Goiás inspecionou aproximadamente 70 mil unidades consumidoras, entre residências, comércios e indústrias, nos primeiros três meses deste ano, identificando suspeitas de fraudes em todo o estado. Dessas inspeções, cerca de 26 mil apresentaram alguma irregularidade e foram regularizadas após a intervenção da companhia. Estima-se que essas irregularidades representem um total de 18 Gigawatt-hora (GWh) de energia desviada, o que seria suficiente para abastecer, por exemplo, todo o município de Aragoiânia, com mais de 10 mil habitantes, por um ano. A Equatorial Goiás informou ao Diário de Aparecida, que está trabalhando em parceria com a Polícia Civil para combater o furto de energia.

Na região de Luziânia, apenas nos primeiros três meses do ano, foram inspecionadas 14 mil unidades consumidoras, sendo que 5,5 mil apresentaram irregularidades na medição.

O furto de energia, conhecido popularmente como “gato”, além de ser crime passível de reclusão e multa, prejudica diretamente a qualidade do fornecimento de energia e coloca em risco a segurança da população. As ligações irregulares sobrecarregam a rede elétrica, podendo causar curtos-circuitos e interrupções no fornecimento de energia, afetando também os consumidores regulares da companhia. Além disso, essas fraudes contribuem para aumentar o valor da conta de luz para todos os consumidores, uma vez que as perdas comerciais são incluídas nas tarifas reguladas pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

Medidas tomadas pela Equatorial

Diante desse cenário, a Equatorial Goiás está investindo em novos sistemas e tecnologias para aumentar a eficiência no combate às perdas de energia. A empresa instalou cerca de 2,5 mil equipamentos de medição blindada em todo o estado, permitindo o acompanhamento preciso do consumo de energia e evitando fraudes na medição.

Além disso, a distribuidora realiza inspeções periódicas nos medidores de energia dos clientes, garantindo a qualidade da medição. Em casos de suspeita de falha ou alteração no medidor, o equipamento é retirado para avaliação no Laboratório de Calibração da companhia, que possui certificação do Inmetro e é frequentemente auditado pela Aneel.

A empresa reiterou ao Diário de Aparecida que  conta com o apoio dos clientes no combate aofurto de energia. Os clientes podem contribuir denunciando casos de fraude e furto de energia por meio da Central de Atendimento da companhia, no número 0800 062 0196. As denúncias podem ser feitas de forma anônima, não sendo necessário se identificar.

A Equatorial Goiás pertence à holding Equatorial Energia, que é o terceiro maior grupo de distribuição de energia do país, com sete concessionárias que atendem cerca de 13 milhões de clientes. Em Goiás, a empresa possui mais de 3 milhões de clientes em 237 municípios, abrangendo 98,7% do território estadual, em uma área de 336.871 km².

Com o trabalho conjunto entre a distribuidora, a polícia e a conscientização da população, espera-se combater efetivamente o furto de energia, garantindo uma tarifa justa e segurança no fornecimento de energia elétrica para todos os consumidores do estado de Goiás.

Leia a nossa edição impressa. Para receber as notícias do Diário de Aparecida em primeira mão entre em um dos dos nossos grupos de WhatsApp.

Fernanda Cappellesso

Olá! Sou uma jornalista com 20 anos de experiência, apaixonada pelo poder transformador da comunicação. Atuando como publicitária e assessora de imprensa, tenho dedicado minha carreira a conectar histórias e pessoas, abordando temas que vão desde política e cultura até o fascinante mundo do turismo.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo